Início do conteúdo

Funcionários do Legislativo e de escolas passam por treinamento para eleição da Câmara Mirim


Publicada em 19/10/2011 17:48

Funcionários do Legislativo e de escolas passam por treinamento para eleição da Câmara Mirim

Servidores do Cartório Eleitoral fazem demonstração sobre utilização da urna eletrônica

 

Os servidores do Legislativo e os funcionários das escolas que atuarão como mesários nas eleições da Câmara Mirim no dia 25 de outubro participaram, na tarde desta quarta-feira (19), de um treinamento no Fórum de Ipatinga. Os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal demonstraram o funcionamento das urnas eletrônicas e passaram informações sobre a organização e logística do pleito.

A votação terá início às 8h no dia 25 de outubro, sendo encerrada às 17h. Serão 63 seções eleitorais instaladas em 44 escolas de Ipatinga, entre municipais, estaduais e particulares. Em cada sessão, um servidor da Câmara e um funcionário da escola atuarão como mesários.

A expectativa é de que 14 mil estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, compareçam às urnas. Serão eleitos 52 vereadores mirins e igual número de suplentes. Ao todo, cerca de 250 estudantes são candidatos na eleição. A próxima legislatura será composta de quatro mandatos de seis meses cada. Os vereadores eleitos que farão parte de cada um dos mandatos serão definidos através de sorteio.

“É bom lembrar que algumas escolas terão mais de um vereador mirim eleito. Oito escolas terão dois vereadores eleitos. Segundo o Regimento Interno da Câmara Mirim e Regulamento da Eleição, serão eleitos o candidato que ficar em primeiro lugar em número de votos em cada uma das 44 escolas participantes e os oito candidatos mais bem votados entre aqueles que ficaram em segundo lugar entre todas as escolas”, explicou a coordenadora do CAC, Elza Vieira de Paula.

As urnas eletrônicas serão carregadas com as fotografias e dados dos candidatos. Cada um deles receberá um número, que deverá ser digitado pelos eleitores no momento do voto. Os eleitores também serão cadastrados e receberão um número para identificá-los, em substituição ao número do título eleitoral.

Os estudantes poderão votar em candidatos de qualquer escola, não apenas daquela onde estão matriculados. Na porta de cada sessão eleitoral estarão afixadas a listagem dos candidatos com seus respectivos números.

No treinamento realizado nesta quarta-feira, os servidores que trabalharão como mesários aprenderam todos os procedimentos relativos ao funcionamento das urnas: inicialização do equipamento, processo de votação, encerramento, emissão dos boletins de urna, entre outros.

 “O comparecimento ao treinamento foi muito bom. Houve algumas dúvidas quanto ao horário de votação em algumas escolas, mas foi tudo esclarecido. A princípio, todas as sessões funcionariam em horário integral, mas depois tivemos informações de várias escolas que algumas funcionam, do 6º ao 9º ano, somente no período da manhã e outras, à tarde. Estive no TRE, em Belo Horizonte, e chegamos à definição de que não justificava manter estas sessões abertas durante todo o dia”, esclareceu Elza de Paula.

Após o encerramento dos trabalhos nas seções eleitorais, as urnas serão levadas para a Câmara Municipal, onde será feita a apuração dos votos. A expectativa é de que até as 20h seja anunciado o resultado. Os trabalhos poderão ser acompanhados por todos os candidatos, pais, funcionários das escolas e eleitores. No dia da votação, servidores do CAC estarão de prontidão para darem suporte aos mesários.

O treinamento nesta quarta-feira foi ministrado pelos servidores Andréa Franco, do Cartório Eleitoral de Ipatinga, Helen Anício Feitosa, Elza Vieira de Paula e Jakson Goulart, do CAC.

 

 

Início do rodapé