Projeto aprovado institui comemoração da Semana da Família em Ipatinga
Publicada em 20/10/2011 18:22
Os vereadores aprovaram por unanimidade na tarde desta quinta-feira (20), durante a reunião ordinária do mês de outubro, o projeto de lei 148/2011, que institui a Semana Municipal da Família. De autoria do vereador César Custódio (PT), a iniciativa tem como objetivo “promover a reflexão sobre a importância e a responsabilidade da família como instituição formadora do caráter do ser humano, destacando os seus valores morais e éticos”.
A comemoração será anual, no mês de agosto, no período entre a segunda-feira posterior ao Dia dos Pais e o domingo seguinte. Durante a Semana da Família, o Poder Executivo em parceria com igrejas e outras instituições do município deverá promover atividades como congressos, seminários, oficinas, palestras, eventos culturais e artísticos alusivos ao tema.
“O intuito do projeto é buscar discutir junto às igrejas, escolas, munícipes e sociedade em geral, ações para valorizar a instituição família, que é a base de toda a sociedade. Se tivermos uma família bem estruturada, bem formada, onde todos os princípios sejam respeitados, com certeza teremos uma sociedade diferenciada. O objetivo é que a família continue sendo uma referência na sociedade”, explicou César Custódio.
As atividades previstas serão realizadas nos estabelecimentos de ensino público municipal, podendo envolver também as escolas estaduais e particulares que queiram aderir às comemorações. Todas as despesas decorrentes da Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Conforme a justificativa do projeto de lei, “é no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições entre gerações”. Para o autor do projeto, mais que qualquer outra instituição, a família tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura.
“O principal fator desagregador das famílias hoje é a falta de diálogo e de respeito entre os seus membros. Está muito banalizada a instituição família. É preciso resgatar o sentido de que a família é a célula mater da sociedade”, concluiu César Custódio.