Estudantes têm primeiro contato com urnas eletrônicas
Publicada em 25/10/2011 16:00
Apesar de ser a terceira Eleição Mirim realizada em Ipatinga, muitos alunos votaram pela primeira vez
Entre os alunos que se espremem na fila para votar, muitos deles jamais tiveram a oportunidade de ver uma urna eletrônica. “Só pela televisão”, disse um aluno do Colégio São Francisco Xavier, no bairro Cariru.
Embora seja uma máquina “estranha”, os estudantes não demonstraram nenhuma dificuldade em votar no amigo ou na amiga candidata. “Essa garotada tem mais facilidade com as máquinas do que nós, adultos”, afirmou uma professora.
É o caso de Isabele Caroline, de 11 anos, aluna do 7º ano da Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, no bairro Bom Retiro. Ela estava empolgada em votar pela primeira vez e disse que escolheu o candidato (ou candidata) que apresentou as melhores propostas.
“Achei muito legal esta eleição. Votei em quem disse que ajudaria mais a nossa escola.”
Outra marinheira de primeira viagem era a aluna Kamila Bicalho, que fez questão de chamar a atenção para afirmar que estava na fila para votar pela primeira vez.
“Já escolhi meu vereador e estou muito feliz em estar aqui”, disse ela cercada pelas colegas de sala.
Kamila Bicalho (à esq.) com suas amigas na fila à espera para votar
Mas entre tantos calouros, a maioria já havia participado de pelo menos uma das duas eleições anteriores. Só no pleito passado, realizado em 2009, 14 mil estudantes participaram do processo eleitoral, número equivalente à participação deste ano.
E, além de conhecer as urnas pela primeira vez, muitos dos eleitores mirins já aprenderam desde cedo uma das obrigações essenciais na escolha do bom candidato. “Vou votar em quem não vai roubar”, disse a estudante Alexia Souza, da Escola Almirante Toyoda, bairro Cariru.