Comissão de Direitos Humanos se reúne com delegado regional para discutir a situação do CERESP

Publicada em 02/12/2005 17:01

Nesta quinta-feira, 1º de Dezembro, a Comissão de Direitos Humanos, reuniu-se com o delegado regional Sebastião Rodrigues Costa para solicitar um relatório da atual situação do Centro de Remanejamento de Presos da Secretaria de Estado da Segurança Pública, CERESP.

Só neste ano ocorreram seis mortes dentro da cadeia, uma situação que alarmou a então presidente da comissão, a vereadora Lene Teixeira (PT), juntamente com os vereadores Célio Aleixo (PPS) e Dário Teixeira (PT).

De acordo com informações do delegado, o CERESP foi construído para comportar cerca de 140 reclusos, e hoje abriga aproximadamente 400. Daí lista-se o primeiro dos muitos problemas, além ainda dos poucos recursos que a cadeia pode contar. O Estado paga somente a alimentação e a água desses presos, o resto depende da boa vontade dos outros contribuintes.

Segundo Sebastião, o CERESP deveria ser de responsabilidade do Estado, e esta situação já teria sido regularizada como Lei, só que isto aconteceria no ano de 2004, sendo adiada para o primeiro semestre de 2005, depois para o final de 2005, e agora novamente adiada para 2006.