Nilsinho propõe Moção de Aplausos à Igreja do Evangelho Quadrangular pelos seus 60 anos no Brasil
Publicada em 27/10/2011 15:57
O vereador Nilson Lucas - Nilsinho (PMDB) propôs, durante a reunião ordinária desta quarta-feira (26), a Moção de Aplausos nº 42/2011, à Igreja do Evangelho Quadrangular, pelo 60º aniversário da instituição no Brasil.
A Moção recebeu apoio dos demais vereadores, que também afirmaram os benefícios que a Igreja tem trazido à sociedade, em especial ao Vale do Aço, onde a Quadrangular possui cerca de 130 templos.
A pastora Márcia Perozini, coordenadora metropolitana das igrejas da denominação no Vale do Aço e Caratinga, agradeceu ao vereador pela iniciativa.
Segundo Nilsinho, os ensinamentos e princípios de vida cristã, pregados pela Quadrangular, norteados pela Bíblia Sagrada, são fundamentais para a recuperação de milhares de pessoas na sociedade. O vereador disse ainda que os atendimentos às demandas sociais, através da orientação moral e religiosa, da assistência aos necessitados e do engajamento em ações, beneficiam a população de um modo geral e merecem o reconhecimento.
Conheça a história
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada em São João da Boa Vista (SP) em 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, pastor Harold Edwin Willians, auxiliado pelo pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. O primeiro natural de Los Angeles (EUA) e o segundo natural do Peru.
A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo.
Em 1952, foram para a capital de São Paulo, realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci. Pouco tempo depois, foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.
A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo como a tenda número um. Nos salões da rua Brigadeiro Galvão, as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.
As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.
Na década de 60, já sob a liderança do pastor George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de 70 e 80 foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.
Em 1997, já havia 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos, 1.778 Salões e 1.726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.
Os resultados oficiais de uma estatística feita em 2001 pela IEQ Internacional mostram que o comparecimento estimado na Igreja do Evangelho Quadrangular de todo o mundo está agora em 3.587.835 pessoas, com 29.973 Igrejas e lugares de reunião. A IEQ está agora em 123 países do mundo. Há 48.271 ministros e trabalhadores quadrangulares em todo o mundo.