Servidores da Câmara de Ipatinga participam do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação
Publicada em 16/11/2011 13:09
Principal atração do evento foi o software público e-Cidade, implantado com sucesso em várias cidades do País
Três funcionários da Câmara Municipal de Ipatinga estiveram em Brasília entre os dias 25 e 27 de outubro, para participar do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação. O foco principal da comitiva foi buscar informações e conhecer experiências de utilização de softwares públicos.
Durante o evento, os servidores Juliano Braz de Souza e Carla Priscila de Morais Mendes, da Gerência de Informática, e Paulo César Miranda, da Gerência de Recursos Humanos, tiveram contato com funcionários de órgãos públicos e prestadores de serviços da iniciativa privada, de todo o País, que já trabalham com softwares públicos.
“O objetivo do encontro foi conhecer casos de sucesso na implantação desses programas por órgãos públicos espalhados pelo Brasil. É uma forma de o governo incentivar a adoção dos softwares livres pelos estados e municípios”, disse Paulo César.
Paulo César e Carla Priscila em um dos auditórios do Centro de
Convenções Brasil XXI, onde aconteceu o Encontro
Foi possível aos servidores do legislativo ipatinguense observar a crescente adesão das prefeituras e câmaras municipais à utilização de softwares públicos, sem pagamento de licenças. A atenção dos técnicos esteve voltada principalmente para os softwares de Sistema Integrado de Gestão – ERP.
“Um desses softwares ERP é o ‘e-Cidade’, um software livre mantido pela comunidade de desenvolvimento apoiada pelo Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br). Com apenas um programa, é possível o desenvolvimento das atividades dos diversos setores de uma instituição. Nele, os setores de contabilidade, recursos humanos, patrimônio e outros trabalham em uma mesma base de dados e sistema”, explicou Carla Priscila.
Durante o evento em Brasília, os funcionários da CMI assistiram a palestras sobre os casos de sucesso na implantação do e-Cidade nas prefeituras de Maricá-RJ, Juramento-MG, Camaçari-BA e Arapiraca-AL, entre outros assuntos.
Outro importante tema abordado durante o encontro foi formas de melhorar a acessibilidade aos sites para os portadores de necessidades especiais, como cegos e surdos, e também para os leigos. O governo federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), presta consultoria nessa área aos órgãos públicos interessados.
Carla Priscila e Juliano Braz, coordenador da Gerência de Informática
da Câmara Municipal de Ipatinga
“Depois que chegamos de Brasília, demos início a várias atividades. Já estamos trabalhando para melhorar a acessibilidade do site da Câmara (www.camaraipatinga.mg.gov.br). Internamente, na Gerência de Informática, começamos a testar um software de controle de tráfego de rede. Trata-se de um software público, que não gera custos para a Câmara. E estamos desenvolvendo estudos para aquisição de um software ERP, seja ele público ou proprietário. Isso é uma sugestão do Tribunal de Contas para facilitar o cruzamento de dados para o SICOM - Sistema Informatizado de Contas dos Municípios”, concluiu Carla Priscila.