CMI é comparada a
Publicada em 01/12/2011 17:07
Agilidade, organização e sistematização, elogiadas pelo auditor, são itens normalmente encontrados em empresas privadas
Ao divulgar os resultados da auditoria realizada anualmente na Câmara (www.camaraipatinga.mg.gov.br), na tarde desta quinta-feira (01/12), o auditor Kleber Vassão, da certificadora internacional BSI, chegou a comparar a instituição com empresas “multinacionais”.
Tal comparação se deve, segundo ele, “a agilidade, organização e sistematização do corpo técnico da Casa, características normalmente encontradas em companhias privadas.” Ele elogiou ainda a transparência da instituição.
Vassão recomendou a continuidade da certificação da qualidade na Câmara de Ipatinga, após dois dias de trabalhos de inspeção nos procedimentos dos órgãos. Nesse período, vários órgãos internos tiveram seus procedimentos analisados e seus indicadores revistos.
Ele disse aos servidores presentes à reunião de encerramento que saía da Câmara aprendendo um pouco mais, porque a maior parte de suas auditorias ocorrem em empresas privadas, e que foi bastante peculiar auditar uma empresa pública “em que seus servidores demonstraram cordialidade e comprometimento.”
O auditor Kleber Vassão, em reunião com servidores da Câmara
O auditor utilizou a norma da NBR ISO 0991:2008 para fazer suas análises e as regras de acreditação. “Utilizei também a ISO 19.011, que rege a conduta do auditor. Trabalhei com técnicas de amostragem, com base no escopo proposto, seguindo uma estrutura proposta para a auditoria”, disse.
O processo de análise se deu de forma aleatória, seguindo a observação, comprovando que o sistema está implementado e em pleno funcionamento.
Para o presidente do Legislativo, Nardyello Rocha(PSD), “desde que implantamos a certificação ISO 9001, ficou clara a mudança no sistema operacional do Legislativo. Nesse momento de renovação, em que temos uma instituição pública comparada com uma multinacional, fica evidente que estamos no caminho certo. E olhe que essa comparação foi feita por uma certificadora internacional”.
O auditor propôs quatro oportunidades de melhorias. A Câmara pode ou não acatar essas propostas, porque o sistema foi bem avaliado. “Agradeço o empenho e colaboração de todos. O resultado de hoje é a soma de esforços contínuos, que vêm sendo plantados desde 2007”, disse o coordenador do sistema de gestão da qualidade da Câmara, Fabrício Assis.
Nardyello enfatizou que o objetivo é continuar melhorando, até que se atinja a excelência. “Agradeço mais esta vitória, primeiramente a Deus, aos vereadores que participam de uma gestão compartilhada e principalmente aos servidores, que absorveram a padronização do sistema de qualidade como algo fundamental para o sucesso da organização”, disse Nardyello.
Ele ainda completou que quem mais ganha são os munícipes, “porque são os verdadeiros clientes do Legislativo, cada vez mais atuante, organizado e sistêmico”.