Decoração de Natal sustentável
Publicada em 06/12/2011 16:08
Quem passar pelo hall da Câmara (www.camaraipatinga.mg.gov.br), a partir desta semana, poderá apreciar uma decoração de Natal diferenciada. Pela primeira vez, a Câmara disponibiliza um presépio e uma árvore inteiramente construídos com materiais recicláveis.
Garrafas pet, jornal, papel machê, caixas de papelão e latas de alumínio foram utilizados no lugar dos tradicionais materiais natalinos, tudo de acordo com o compromisso da instituição com a preservação do meio ambiente.
Presépio feito com materiais reutilizados
A Câmara, já certificada ISO 9001:2008, de gestão da qualidade, busca agora a implantação do sistema de gestão ambiental.
“A documentação está em fase de revisão final e o plano de ação já foi aprovado. A 1ª auditoria interna para a aquisição da ISO ambiental está prevista para a 3ª semana de dezembro”, explicou o presidente Nardyello Rocha.
Com a obtenção desse selo de gestão ambiental, a Câmara de Ipatinga será a primeira de Minas Gerais a manter duas certificações.
A estudante Ariela Alves ao lado da árvore de natal construída com garrafas pet
Embora instituição já tenha colocado em prática ações para a obtenção do certificado ambiental, como a coleta seletiva de pilhas e baterias, é a decoração natalina que tem despertado mais a atenção.
A estudante Ariela Alves de Souza ficou surpresa ao ver a árvore de natal feita exclusivamente com garrafas pet. “É importante porque tira do meio ambiente garrafas que estariam poluindo as ruas e rios”, disse ela.
De acordo com a servidora Maria Nazaré Freitas, gerente da Integração com a Comunidade, setor responsável pela decoração, a população poderá conferir o presépio e a árvore até o dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis, segundo a tradição cristã.