Início do conteúdo

Dário cobra cumprimento da lei que cria "Academias da Terceira Idade"


Publicada em 07/12/2011 13:11

Dário cobra cumprimento da lei que cria "Academias da Terceira Idade"

“A cidade merece mais do que isso.” Com essas palavras, o vereador Dário Teixeira (PT) comentou, nessa terça-feira (6), a instalação de equipamentos de ginástica no Parque Ipanema, com recursos do governo estadual. O vereador aplaudiu a iniciativa, mas criticou a “omissão do governo municipal”, que, em sua opinião, “já deveria ter implantado as chamadas ‘academias da 3ª idade’ em todas as regionais da cidade”.

 

A crítica de Dário Teixeira foi feita devido à “falta de vontade” da Prefeitura de Ipatinga, que tem recursos assegurados no Orçamento Municipal para implantar dez academias de ginástica ao ar livre, mas não cumpre o que foi aprovado pela Câmara de Vereadores. “Ou é omissão, pura e simples, ou é má gestão, pois os recursos foram aprovados e o governo faz de conta que o Orçamento é só uma peça de ficção”, criticou o vereador petista.


LEI MUNICIPAL

 

Dário Teixeira disse que, no ano passado, conseguiu aprovar uma emenda ao Orçamento de 2011 destinando R$ 500 mil à implantação do programa de “Academias de Terceira Idade”. Esse programa foi criado pela Lei Municipal nº 2.598, também de sua autoria e aprovada em 2009, mas que até agora não saiu do papel.

 

De acordo com o vereador do PT, a Lei 2.598/09 prevê a instalação de dez “Academias da Terceira Idade”, em todas as regionais, de modo a oferecer mais opções de esporte, lazer e integração a milhares de pessoas que, diariamente, fazem caminhadas pela cidade.

 

“O programa é lei, garantimos recursos no Orçamento de 2011 para a sua implantação, mas a Prefeitura não cumpre a lei e ainda acha que está fazendo muita coisa em receber recursos do governo do Estado para instalar alguns equipamentos no Parque Ipanema. Perto do que reivindicam os grupos de terceira idade e as pessoas que fazem caminhadas em toda a cidade, esses equipamentos são insuficientes”, afirmou Dário.


OMISSÃO

 

Em março deste ano, depois de enviar ofício ao prefeito Robson Gomes cobrando a instalação das academias ao ar livre, Dário Teixeira se reuniu com o então secretário municipal de esportes, Ney da Mata. O secretário apoiava a iniciativa e chegou a fazer levantamento de custos para atender à emenda orçamentária.

 

“Na época – no dia 24 de março deste ano – o então secretário constatou que os recursos previstos no orçamento eram suficientes para instalar mais de dez academias, atendendo a todas as regionais. Ele chegou a fazer um levantamento de preços, mas o governo ignorou mais uma medida para beneficiar a população em geral e melhorar a qualidade de vida na cidade”, concluiu Dário Teixeira.


 

Início do rodapé