Campanha
Publicada em 20/12/2011 17:47
Nardyello Rocha participa do evento, cobra novas medidas do Executivo e garantia de assistência aos moradores de rua
Foi lançada, na manhã desta terça-feira (20), a campanha “Não dê esmola. Dê oportunidades”. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Ipatinga (Aciapi).
Em sua participação, o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PSD), falou da importância da campanha, mas também cobrou do Executivo a criação de um programa municipal de combate ao crack e a implantação do centro provisório de internação.
A campanha é um programa social que nasceu a partir de discussões com diversos segmentos da sociedade. Voltado para os moradores de rua, o projeto prevê assistência permanente a eles.
Na ocasião, Nardyello Rocha explicou como a Câmara de Ipatinga apoia a campanha. O parlamentar destacou que acompanha desde o início o problema dos moradores de rua e participa de todas as discussões sobre o assunto.
“Para apoiarmos esta campanha, nós exigimos do governo municipal a garantia de que seria realizado um trabalho paralelo de assistência social aos mendigos. É uma campanha muito importante, mas que não poderia ir para as ruas sem um suporte de ações sociais que possa dar, verdadeiramente, oportunidades para os moradores de rua”, esclareceu Nardyello.
Para o vereador, o problema com os moradores de rua é também uma questão de segurança pública, uma vez que eles fazem a abordagem das mais variadas formas e, em quase sua totalidade, a esmola acaba por financiar o uso de drogas, bebidas e a violência.
PILARES
Nardyello aproveitou o momento para cobrar da prefeitura novas medidas para fortalecer, ainda mais, os trabalhos propostos pela campanha “Não dê esmola. Dê oportunidades”.
Para ele, existem pilares de sustentação que precisam ser criados para garantir a continuidade dos trabalhos e o aumento da segurança.
O parlamentar cobrou a implantação do centro provisório de internação, até que seja construído o Centro de Internação de Adolescentes (CIA) e a criação de um programa municipal de combate ao crack, que, conforme disse, já virou uma epidemia.
“É preocupante a situação em que os menores infratores estão. Cometem seus delitos e o Município não oferece nenhuma oportunidade para recuperar esses adolescentes. Não podemos continuar esperando a criação do CIA; algo precisa ser feito antes, imediatamente”, cobrou o presidente da Câmara.
O lançamento da campanha contou com a participação do chefe do executivo, Robson Gomes (PPS); do representante da Aliança de Ministros Evangélicos do Vale do Aço (Amevaço), Coronel Ramalho; do presidente da Aciapi, Gustavo de Souza; presidente do Clube de Dirigentes Lojistas, Márcio Penna; do representante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Edmar Sabino e dos representantes do Conselho de Segurança Pública (Consep I), Gerson Paulino e João Batista, dentre outras autoridades, dirigentes de instituições sociais e comerciantes.
A campanha: “Não dê esmola. Dê oportunidades” é uma iniciativa de diversos segmentos da sociedade que abraçaram o projeto da Prefeitura de Ipatinga, tais como a Câmara Municipal, Polícia Militar, Conselho de Segurança Pública (Consep 1), Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas (Aciapi/CDL), Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Assistência Social, Patty, Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), entre outros.