Início do conteúdo

Maurício Mayrink falta à convocação da Câmara, e vereador decide acionar o MP


Publicada em 22/12/2011 18:25

Maurício Mayrink falta à convocação da Câmara, e vereador decide acionar o MP

Secretário Municipal determina, às pressas, que educadores reponham as aulas na última semana do ano

 

Sem justificativa, o Secretário de Educação, Maurício Mayrink, deixou de ir à reunião convocada pela Comissão de Educação para esta quinta-feira (22/12), com o objetivo de esclarecer o calendário de reposição das aulas da rede municipal de ensino.

 

O vereador César Custódio (PT), que preside a Comissão, disse que enviará, nesta sexta-feira (23/12), ofício ao Ministério Público, solicitando a abertura de uma ação contra o Secretário, que pode ser acusado por crime de responsabilidade em razão da ausência não justificada, como afirma a Constituição Federal. 

 

O parlamentar havia convocado o secretário para intermediar a negociação do calendário de reposição das aulas entre o SindUTE e a Secretaria de Educação. O governo municipal determinou, nesta semana, que as aulas perdidas devido à greve e ainda não repostas sejam aplicadas na última semana do ano, o que gerou insatisfação entre educadores e alunos.

 

Muitos pais já afirmaram que não levarão seus filhos às aulas, em razão do calendário festivo da última semana do ano, e o SindUTE quer que as atividades extraclasse sejam utilizadas para repor os dias parados. O Conselho Estadual de Educação autoriza as atividades extraclasse como “efetivo trabalho escolar”.

 

“Não são apenas os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam com exclusividade a atividade escolar”, afirma parecer enviado pelo Conselho ao SindUTE.

 

Diante da incerteza quanto à reposição das aulas, o sindicato afirmou que se reunirá, ainda esta semana, para definir as medidas que serão adotadas pela categoria. A expectativa é de que o problema seja resolvido já nos próximos dias.

 

 

Início do rodapé