Início do conteúdo

Câmara prioriza investimento em capacitação profissional


Publicada em 29/12/2011 14:42

Câmara prioriza investimento em capacitação profissional

Dados da gerência de recursos humanos da Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) demonstram que cerca de 85% dos servidores efetivos da instituição realizaram pelo menos um curso de capacitação em 2011.


A informação, segundo o presidente Nardyello Rocha (PSD), vai ao encontro da política adotada pela atual Mesa Diretora, de valorização do servidor público.

 

“Não temos dúvida de que é só capacitando que melhoraremos a qualidade do atendimento à população. Apostar no servidor é prerrogativa da qual a Mesa Diretora da Casa não abre mão”, disse Nardyello Rocha, nesta quinta-feira (29/12).


Os cursos variam e vão desde a fiscalização de contratos públicos à segurança em programas de informática. Segundo o superintendente Lúcio Aguiar, o investimento tem também como objetivo aproximar os diversos setores da administração da Casa: “Esse investimento tem permitido uma administração de vanguarda, com base numa gestão participativa.”

 

Os pedidos para a realização de cursos são submetidos previamente ao setor de recursos humanos da Câmara. Lá, as solicitações são analisadas antes da aprovação final.


“A participação em cursos é uma das pontas do processo de desenvolvimento do profissional adotado pela instituição”, disse Marli Teixeira de Andrade, servidora ligada à gerência de recursos humanos.


Entre outras medidas de valorização do servidor público, está a avaliação periódica de desempenho, realizada para apontar possíveis deficiências na prestação do serviço público.


Mônica Vaz, representante dos servidores do Legislativo, está satisfeita com o balanço de 2011: “A Câmara está realmente comprometida com a nossa qualificação profissional. A resposta é mais eficiência em nosso tranbalho”.


Reposição salarial


Além da realização de cursos de capacitação, o presidente Nardyello Rocha lembrou da reposição salarial concedida aos servidores do Legislativo em fevereiro deste ano. Na ocasião, o salário foi reajustado em 7,46%, tendo como base os índices de perdas da inflação. De acordo com projeções do IPCA, índice oficial de inflação, o aumento dos preços ao consumidor deverá encerrar 2011 em 6,54%.


“Apesar de os demais poderes e órgãos públicos não terem concedido reajuste, a Câmara o fez. A valorização do nosso servidor ficou ainda mais notável ao sermos os únicos a repor as perdas salariais.”   

 

Início do rodapé