Cartão Gratuidade organiza sistema do Passe Livre
Publicada em 05/01/2012 17:29
O Legislativo de Ipatinga comemora o início do cadastramento do Passe Livre Gratuito para os idosos de 60 a 65 anos, pessoas com deficiência física e portadores de doenças crônicas, além da emissão do Cartão Gratuidade para os usuários.
Apesar de não ter sido sancionada pela Prefeitura de Ipatinga, o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PSD), promulgou a Lei, garantindo que todos, independentemente da renda mensal, tenham acesso aos benefícios.
Porém, como afirma o parlamentar, “o Cartão Gratuidade não faz parte da lei, mas trata-se de uma indicação oficial que eu fiz à prefeitura, por entender a necessidade e os benefícios que ele traria”. Nardyello também manifestou sua gratidão ao Executivo e à empresa de transporte coletivo por acatarem sua indicação.
Com o ônibus cheio, as pessoas que utilizam o Passe Livre acabam se aglomerando antes da catraca e ficam sujeitas a fazerem o percurso em pé, de maneira desconfortável e sem segurança.
O uso do cartão magnético possibilita aos usuários passarem pela catraca do ônibus e evitar tumultos.
“Os idosos e demais usuários do benefício não ficarão amontoados como antes em um espaço pequeno, mas poderão realizar o trajeto em segurança, com conforto e dignidade”, declarou o vereador.
“Os outros usuários do transporte também serão beneficiados, pois não terão mais a dificuldade de chegar até a catraca”, acrescentou o presidente da Câmara.
Outro ponto que Nardyello destaca é que a utilização do cartão e, automaticamente, a passagem pela catraca, permitem o controle preciso do número de pessoas que utilizam o benefício em Ipatinga.
A Prefeitura realiza, a partir desta quinta-feira (05), o cadastramento para requerer o benefício. Os interessados devem procurar a Creche Mãe Dolores - rua João Napoleão Cruz, 185, no Centro , no horário das 8h às 11h30 ou das 13 às 17h.