CPI caminha para última rodada de oitivas
Publicada em 10/02/2012 16:19
Vereadores esperam agora ouvir o presidente da empresa Urbis e o prefeito Robson Gomes
Os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades em contratos entre a Prefeitura de Ipatinga e a Urbis marcaram para o próximo dia 14 as oitivas com o presidente da empresa cabixaba, Mateus Roberte, e com o prefeito Robson Gomes (PPS).
Essa será a última rodada das oitivas marcadas para este mês. Ao todo, 11 pessoas já foram ouvidas. Segundo o presidente da CPI, vereador Agnaldo Bicalho (PT), os depoimentos têm sido satisfatórios. “Temos colhido informações de extrema importância para a conclusão do relatório final”, disse.
Entre as informações colhidas nos depoimentos, está a confirmação de que o pregão que apontou a Urbis como vencedora não seguiu as normas exigidas por lei federal. Ausência de publicação em jornal local, falhas na verificação de documentos, pagamentos indevidos e inexistências de profissionais exigidos pelo edital são algumas das irregularidades detectadas pela Comissão.
Segundo a CPI, há a suspeita de que a licitação foi direcionada para a empresa Urbis. O rombo aos cofres municipais pode chegar a cerca de R$ 9 milhões, valor 40 vezes superior ao custo com a folha de pagamento dos 13 profissionais jurídicos da Prefeitura que poderiam executar o serviço.
Os trabalhos estão marcados para se encerrar no dia 2 de março.
Além de Agnaldo Bicalho, a CPI tem também como membros os vereadores Nilson Lucas Nilsinho (PMDB) e Adelson Fernandes (PSB).