Início do conteúdo

Vereadores mirins são convidados a trabalhar na valorização da merenda escolar


Publicada em 13/02/2012 16:41

Vereadores mirins são convidados a trabalhar na valorização da merenda escolar

Os vereadores mirins de Ipatinga voltaram a se reunir na tarde desta segunda-feira (13), após o recesso em função das férias escolares. Depois da apresentação das indicações, os jovens parlamentares e o público presente ao plenário assistiram à palestra da nutricionista Ana Carolina de Melo Cruz, do setor de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal.

 

Com o tema "Merenda Escolar Sustentável e Nutricional", a palestra teve início com uma breve explanação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955 e considerado o mais antigo programa social do País. Segundo Ana Carolina, o governo federal repassou R$ 1,7 milhão ao Município, em 2011, para a merenda escolar. No total, a Prefeitura investiu no Programa de Alimentação Escolar, no ano passado, R$ 2,05 milhões.

 

Por meio de leis, resoluções e decretos, o governo federal determina, de maneira geral, como o programa deve funcionar nos municípios. São definidos os tipos de alimentos que podem ser comprados com os recursos da União, os alimentos que são proibidos na alimentação escolar e feitas exigências da compra de alguns produtos da Agricultura Familiar.

 

Conforme resolução de 16 de julho de 2009, os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo nutricionista responsável, com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da região, as condições de plantio e colheita local, variedade dos alimentos produzidos na região e na alimentação saudável e adequada.

 

Utilizando a verba da Alimentação Escolar, é proibido comprar bebidas com baixo teor nutricional tais como refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas similares.

 

A nutricionista Ana Carolina destacou que a alimentação escolar é importante porque os cardápios são elaborados observando as necessidades nutricionais de cada faixa etária e procurando promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, prevenindo doenças futuras.

 

Ao final da palestra, Ana Carolina pediu a ajuda dos vereadores mirins para ajudar a melhorar cada dia mais a alimentação escolar em Ipatinga. “Gostaríamos que vocês desenvolvessem um projeto estimulando seus colegas a evitarem o desperdício, a valorizar a alimentação da escola e a não levar merenda de casa”, afirmou.

 

Quem quiser conhecer o Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Ipatinga, pode agendar uma visita pelos telefones (31) 3829-8808 / 3829-8328. Além de ver como os alimentos são armazenados, os visitantes terão oportunidade de acompanhar o sistema de distribuição da merenda escolar na cidade.

Início do rodapé