Creches irão paralisar seus atendimentos nesta quarta-feira
Publicada em 20/03/2012 18:00
Problemas na Educação também foram apresentados no plenário
As creches de Ipatinga irão paralisar seus atendimentos nesta quarta-feira (21/03). A informação foi confirmada também por parlamentares, que disseram na reunião que às 13h haverá uma manifestação na Praça dos Três Poderes.
“Há três meses que funcionários de creches estão sem receber. A cada dia a Prefeitura inventa mais documentos para dificultar esses pagamentos. Agora, a informação é que as contadoras das creches só podem receber R$ 200 reais/mês”, disse o parlamentar César Custódio (PT).
Vale salientar que a Câmara devolveu R$ 1,5 milhão no ano passado aos cofres públicos para saldar as dívidas em aberto das 52 creches e, mesmo assim, as entidades estão há 3 meses sem pagamento, colocando em risco a permanência de 6 mil crianças matriculadas.
Outra denúncia feita na Tribuna diz respeito ao material político partidário que está sendo disponibilizado nos postos de saúde. “Se amanhã o material estiver todo retirado das unidades de saúde, eu tenho fotos dos desmandos”, disse César.
Segundo o parlamentar, o governo municipal está usando o espaço público para fazer campanha do PPS. Em órgão público, não há legalidade para propaganda político partidária.
Mais problemas na Educação – Segundo os parlamentares, a Prefeitura recebeu verbas do Programa Federal Mais Educação e não está repassando às escolas. O programa tem por finalidade financiar aulas em tempo integral e, para isso, é necessário que o município arque com transporte e locação do local.
“Há professoras que estão sendo ameaçadas porque fizeram essa locação em nome de pessoa física e não conseguem pagar o aluguel porque a Prefeitura não repassa o valor. São pessoas de bem, que estão prejudicadas por mais desmandos do prefeito e sua equipe”, frisou César.
Segurança Pública – Agnaldo Bicalho (PT), por sua vez, disse que é o momento de aproveitar a onda de denúncias de assassinatos e cobrar explicações aos quatro corpos que estão sumidos de adolescentes do município, ao menor que foi decapitado e teve sua cabeça jogada na casa de um policial em outra área da cidade, dentre outros casos, relembrou ele.
“Apenas nos primeiros meses do ano, já são 18 assassinatos em Ipatinga. Precisamos cobrar soluções. Aproveitar que a Polícia está sendo alvo de investigações e cobrar apurações desses casos, até mesmo para preservar os policiais de bem, porque no meio de toda essa falácia os bons ficam como ruins”, cobrou Agnaldo.
Pó preto – Já o vereador Dário Teixeira (PT) leu na Tribuna o artigo do jornalista Fernando Benedito JR, intitulado, “A culpa é do PT”. No artigo, o jornalista discorre que o atual governo não consegue equilíbrio em nenhuma área, mas culpa o Partido dos Trabalhadores por tudo.
Dário lamentou que a administração petista estivesse levando pedrada sem ter culpa nos atuais fatos e relembrou a falta de fiscalização da administração na qualidade do ar da cidade.
Os equipamentos de vigilância dos poluentes (placas marcadoras da qualidade do ar) marcaram que, na sexta-feira (16/03) o ar estava inadequado e mal em alguns bairros da cidade.
Roberto Carlos (PV) convidou Dário para participar de um ato que está sendo preparado pelos moradores do bairro Bela Vista em que todos irão varrer suas varandas, separar o pó e entregar na Usiminas.
“A intenção é chamar atenção mesmo, porque está insuportável aos moradores conviver com tanto pó”. Estamos unidos vereador, e como militante do Partido Verde, não poderia ficar fora de um assunto como esses”, finalizou.
foto destaque: ipatinga.mg.gov.br