Início do conteúdo

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, CMI forma grupo de brigadistas e socorristas


Publicada em 30/03/2012 17:24

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, CMI forma grupo de brigadistas e socorristas

Treinamento de combate a princípio de incêndios e primeiros socorros oferece segurança a servidores e também à população 

 

 

 

 

Um grupo formado por 23 servidores e prestadores de serviços da Câmara Municipal de Ipatinga participou nesta semana do Curso de Brigadistas e Socorristas ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O treinamento teve 16 horas de duração, sendo dividido em aulas teóricas e práticas de combate a princípio de incêndios e primeiros socorros.

 

Nos quatro encontros com o sargento Mafra, os servidores do Legislativo receberam instruções sobre as três classes de incêndios, a utilização dos diferentes tipos de extintores, de mangueiras e hidrantes de combate ao fogo, atendimento a vítimas com hemorragias, traumas, paradas cardíacas e sufocamento.

 

 Sargento Mafra ministra aulas teóricas no plenário da Câmara de Ipatinga

 

 

 

A servidora Liliam Goudim Silva, que disse ter se identificado mais com a parte do curso relativa a primeiros socorros, sente-se preparada para atuar nas situações de emergência que surgirem na Câmara. “Fazer o curso foi interessante porque mostrou que, apesar do tempo reduzido de treinamento, nas situações de emergência nós adotaremos ações muito melhores do que as pessoas que não receberam as instruções”, declarou a funcionária da gerência de Comunicação Social.

 

As aulas teóricas aconteceram no plenário da Câmara e as práticas de combate a princípio de incêndios no pátio da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros. A formação do grupo de brigadistas e socorristas era uma demanda que ganhou força com a busca pela certificação ISO 14001, de gestão ambiental.

 

“Como estamos em um prédio de quatro andares, com população flutuante superior a 300 pessoas, a Câmara tinha a preocupação de ter servidores preparados para auxiliar em situações de emergência. Com a implantação da ISO 14001, isso acabou se tornando obrigatório. Uma das exigências dessa norma é que a instituição esteja preparada para atender às emergências”, explicou Fabrício Assis, coordenador da qualidade da Câmara.

 

 

Servidor participa do treinamento prático de combate a princípio de incêndio

 

 

De acordo com Fabrício, o próximo passo é construir o Programa de Gerenciamento de Emergências. A partir de um protocolo a ser seguido, o grupo de servidores que passou pelo treinamento será responsável a dar as devidas orientações às pessoas que estiverem no prédio da Câmara no momento de uma emergência.

 

“Gostaria de agradecer em nome da Câmara Municipal de Ipatinga ao sargento Mafra e ao capitão Jefferson, comandante da 2ª Cia. do Corpo de Bombeiros, pela disponibilidade e atenção dispensada na realização do curso. Foram bastante proveitosas as aulas e de extrema importância para a segurança dos servidores do Legislativo e dos munícipes que todos os dias passam por suas dependências”, concluiu Fabrício Assis.

Início do rodapé