CMI investe tecnologia e servidor poderá ter acesso a seu holerite "on line"
Publicada em 04/04/2012 16:56
Medida, além de ambientalmente correta, trará economia para os cofres do Município
Jakson Goulart recebe instruções de Lilian Azevedo sobre a emissão do holerite pela intranet da Câmara
Os servidores da Câmara de Ipatinga agora contam com o holerite (contracheque) on line. Esse novo serviço, além de ser mais prático para o servidor, é mais econômico e ecologicamente correto. A alteração se deu graças a um esforço conjunto das gerências de pessoal e informática.
Até o momento, esse serviço poderá ser acessado apenas pela intranet, (acesso on line interno), mas a intenção da Câmara é que se possa colocar o link no site da instituição, para que os interessados possam acessar seus dados de qualquer computador. Investimentos em tecnologia de segurança estão sendo feitos para evitar que dados pessoais possam ser acessados, como ocorreu recentemente com muitos sites governamentais.
“Essa ação visa três expoentes: O primeiro é estar em dia com a tecnologia, e consequentemente obter praticidade; o segundo é a consciência ambiental, uma vez que a cada dia 30 dias o servidor poderá acessar seus dados, mas imprimir somente quando necessitar; e, finalmente, a economia com custos de papel, impressão e envelopamento dos comprovantes de pagamento”, esclareceu a técnica do Legislativo lotada na Gerência de Pessoal, Lilian Azevedo.
Para ter acesso aos contracheques, cada servidor da Câmara deve ir ao setor de Pessoal da instituição cadastrar sua senha. A partir daí, somente o usuário terá acesso a seus dados.
O presidente da instituição, Nardyello Rocha (PSD), comemorou a iniciativa. “Uma prova clara de que estamos respeitando o meio ambiente em nossas ações e buscando economia em torno de R$ 10 mil/ano, que será reinvestida em outra área”, frisou Nardyello.
“Desde fevereiro, os holerites estão disponíveis. É bom que seja esclarecido que aqueles servidores que não conseguirem acessar o sistema, ou tiverem dúvidas, poderão vir normalmente a Gerência de Pessoal, que iremos atendê-lo”, disse Lilian.
Jackson Goulart, gerente da instituição, esteve no departamento para habilitar sua senha e aprovou a iniciativa. Para ele, “a Câmara, que está em busca de certificação ambiental, prova que é sensível à sustentabilidade em suas ações, sejam elas grandes ou pequenas, como a impressão de um documento, que agora passa a ser condicionada àquele que deseja”, elogiou.
Curiosidade
Holerite é um demonstrativo impresso de vencimentos de um trabalhador pertencente ao setor público ou privado. Esse nome origina-se de seu inventor, Herman Hollerit. Americano, Hollerit foi um empresário e o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para os computadores à época.
O holerite apresenta o nome da organização empregadora, o nome do trabalhador e a listagem de proventos e descontos referentes ao mês trabalhado. No rodapé, é apresentada a soma final de proventos e descontos, assim como o total a receber.