Início do conteúdo

Donos de barracas no Parque Ipanema protestam na Câmara contra apreensão de mesas e cadeiras


Publicada em 17/04/2012 17:25

Donos de barracas no Parque Ipanema protestam na Câmara contra apreensão de mesas e cadeiras

Vereador visita o local e constata problemas de iluminação, conservação e segurança

 

Uma comissão formada por donos de barracas de alimentação instaladas no Parque Ipanema se reuniu nesta terça-feira (17) com a Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente. Estiveram presentes os vereadores Agnaldo Bicalho (PT), César Custódio (PT), Pedro Felipe (PTB) e Roberto Carlos (PV).

 

Segundo relatou Juscelino Gonçalves, proprietário de uma barraca no Parque Ipanema, todas as mesas e cadeiras das barracas foram recolhidas na última semana por fiscais da Prefeitura de Ipatinga. “Além de prejudicar os comerciantes e os frequentadores do parque, a apreensão foi feita com ironia e ameaças. Eles chegaram a dizer que, se nós insistíssemos em colocar as mesas e cadeiras, poderíamos perder o ponto de trabalho”, disse o barraqueiro.

 

 

MUITOS PROBLEMAS

O vereador Agnaldo Bicalho, presidente da Comissão de Urbanismo, reconheceu que, sem as mesas e cadeiras para os usuários dos serviços, fica inviável a atividade, acrescentando outros problemas observados por ele, em visita ao espaço de lazer na noite do último sábado. “São vários os problemas no local: iluminação precária, com várias lâmpadas queimadas; os equipamentos da academia de ginástica estão às escuras e havia crianças brincando neles, o que representa um risco à integridade física delas; o deck sobre a lagoa estava sem o guarda-corpo e com várias tábuas soltas no piso”, listou o parlamentar.

 

Presente à reunião, a comerciante Maria Rosa de Souza Gonçalves acrescentou ainda aos problemas a falta de portas nos sanitários do banheiro masculino. Outro barraqueiro, Ozanan de Souza Costa, disse que, para terem melhores condições de trabalho, os comerciantes do Parque Ipanema estão dispostos a pagar por isso.

 

“Somos a favor da padronização de quiosques. Sabemos que as barracas poluem visualmente o parque. Queremos trabalhar de forma mais tranquila e oferecer melhores serviços à população. Precisamos da instalação de rede de esgoto, energia elétrica, água encanada, etc. Estamos dispostos a pagar por isso, a pagar os impostos”, reinvindicou Ozanan.

 

OFÍCIO E REUNIÃO

Agnaldo Bicalho disse estar sensível ao problema dos barraqueiros, mas a principal preocupação da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente é com a população e o uso do Parque Ipanema, principal área de lazer de Ipatinga. “Defendemos a reestruturação da praça de alimentação e principalmente a revitalização do Parque Ipanema como um todo. Vamos encaminhar um ofício à Secretaria de Serviços Urbanos (Sesuma) e marcar uma reunião com o prefeito para tratar do assunto”, afirmou o vereador.

 

Foi deliberado, durante a reunião, que a Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara vai pedir à Sesuma a liberação provisória das mesas e cadeiras apreendidas. Porém, elas deverão ser colocadas na parte de trás das barracas, em local que não prejudique o trânsito de pedestres e ciclistas. Os demais problemas idenficados também serão relatados em ofício.

 

Para discutir a revitalização do Parque Ipanema,e a reestruturação da praça de alimentação, será solicitada uma reunião com o prefeito Robson Gomes e o secretário de Assuntos Institucionais, Amaury Gonçalves.

 

 

Início do rodapé