Vereadores vão ao MEC pedir prazo para reformas e garantir universidade federal em Ipatinga
Publicada em 23/04/2012 18:05
Os vereadores Roberto Carlos (PV) e César Custódio (PT) irão a Brasília nesta quarta-feira (25), para uma reunião no Ministério da Educação e Cultura (MEC), especificamente na Diretoria de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED - Capes). O setor é responsável pelas reformas solicitadas para o prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Ipatinga, para o funcionamento de um novo curso superior de universidade federal e manutenção dos atuais.
Visto que o local onde funciona a UAB na cidade é de responsabilidade do Executivo Municipal, o novo curso demanda adequações detectadas em vistoria. Isso foi pedido diretamente pela Diretoria de Educação à Distância da Capes, órgão do Governo para o desenvolvimento de ensino de graduação e pós-graduação federal. A Capes esteve no local no último mês de dezembro e listou as ações necessárias não só para o curso liberado, mas também para a manutenção dos atuais.
A urgência das ações se dá em função do prazo de 90 dias, estipulado pela DED-Capes ao Município, a partir de janeiro deste ano. A reunião dos parlamentares na capital federal tem como objetivo estipular uma nova data para a entrega das reformas.
Pendências estruturais
Entre as principais demandas no prédio da UAB, anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro, estão obras de acessibilidade, melhorias na biblioteca com mobílias e acervo, reestruturação das salas de aula e laboratórios de informática, implantação dos laboratórios específicos para os cursos de Artes, Música e Teatro. Além de tudo, o relatório pede melhor manutenção de rotina e reparos gerais em toda a estrutura do prédio, bem como instalação de equipamentos de ar-condicionado em diversas salas.
O vereador busca apoio para essas reivindicações, que deverão ser cumpridas pelo poder público após as discussões com a comunidade. “Estive com a coordenação da Universidade e pude ver a importância deste curso gratuito aqui. Por isso, queremos debater a realidade com a comunidade e sensibilizar a Prefeitura para a importância das reformas no prazo estipulado”, disse Roberto Carlos.
Com esse entendimento, a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Ipatinga requereu uma audiência pública para o próximo dia 26/04, às 19h. Estão convocados os secretários de Educação e de Obras Públicas e a coordenação da UAB em Ipatinga, além da comunidade local.
Polo Ipatinga
Atualmente conta com 620 alunos, distribuídos em oito cursos de graduação e licenciatura na modalidade Educação a Distância (Administração, Pedagogia, Matemática, Geografia, Letras, Teatro, Música e Artes Visuais) pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Universidade de Brasília (UNB). A exigência é que os alunos sejam da região, residentes dentro de um raio de 150 km da cidade. Também existem dois cursos de pós-graduação pela Ufop.
Sobre a abertura do novo curso de Ciências da Computação,“será a oportunidade de capacitar educadores para o ensino na área da computação, pois hoje temos pouca oferta de graduados com licenciatura nessa área. Nosso tempo para adequação está acabando e corremos o risco de perder esse curso”, lembrou a coordenadora da UAB em Ipatinga, Marizéli Fernandes.