Início do conteúdo

Em audiência pública, Executivo se compromete a fazer reformas no prédio da Universidade Aberta


Publicada em 27/04/2012 16:42

Em audiência pública, Executivo se compromete a fazer reformas no prédio da Universidade Aberta

Alunos e profissionais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Ipatinga, junto aos presentes na audiência pública na noite da última quinta-feira (26), na Câmara Municipal, receberam duas boas notícias sobre as reformas no polo de Ipatinga. Os vereadores da Comissão de Educação - Roberto Carlos (PV) e César Custódio (PT) - após reuniões em Brasília, anunciaram o novo prazo concedido pelo Governo Federal e receberam do secretário municipal de Educação, ainda na audiência, a garantia de que as reformas estarão prontas dentro do prazo.

 

O requerimento da audiência se deu pela necessidade de envolver a comunidade na reivindicação, junto à prefeitura, para adequações que garantam a qualidade dos oito cursos oferecidos hoje na modalidade à distância pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pela Universidade de Brasília (UnB). As melhorias são necessárias também para que Ipatinga receba o curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Os vereadores iniciaram as discussões com o resultado de reuniões no Ministério da Educação e Cultura (MEC), na Diretoria de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED - Capes). Eles estiveram na capital federal na última quarta-feira (25) para defender um novo prazo para reformas e evitar perdas na educação superior gratuita em Ipatinga. “Foi nos prometido que, tão logo sejam concluídas as reformas, será mantida a instalação do novo curso para o primeiro semestre de 2013. Mas todas as adequações precisam ser concluídas até o mês de julho”, anunciou o vereador Roberto Carlos.

 

Na sequência, a coordenadora pedagógica do Centro de Educação à Distância da Ufop, Tânia Garbin, falou da educação oferecida em polos da UAB, como em Ipatinga, e da experiência em outras regiões. Ela também cobrou uma legislação que institucionalize o polo, ou seja, torne-o uma instituição de ensino municipal, diferentemente da relação atual do polo conveniado. “Vocês precisam fazer uma Lei Municipal para que este polo seja verdadeiramente do Município”, reivindicou.

 

O vereador César Custódio ressaltou que tal projeto de lei deve ser de iniciativa do Executivo. Em resposta, o secretário de Educação, Maurício Mayrink, disse que o projeto já está sendo discutido desde o ano passado e logo será enviado ao Legislativo.

 

Já a professora Stela Maris apresentou a situação estrutural do prédio do polo e as principais demandas. As necessidades começam pela precariedade na estrutura física e nas mobílias, além de adequações classificadas como simples pelos presentes, como obras de acessibilidade e até a instalação de uma placa de identificação na fachada.

 

Compromissos assumidos

 

 

Representando a Prefeitura Municipal, esteve presente, além do secretário de Educação, o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Saad. Os representantes do Executivo reconheceram a baixa complexidade das obras e se comprometeram a entregá-las no prazo estipulado pela Capes.

 

“Eu posso garantir que, até o dia 30 de julho, vocês terão um polo como merecem. Dentro de poucos dias, as obras serão iniciadas”, afirmou Maurício Mayrink ao fim da audiência pública. Ele também anunciou ter sanado outra demanda essencial, a que trata da velocidade da rede de internet no polo, que passará para 5 megabites, superarando as dificuldades de transmissão das aulas na atual rede de apenas 1 megabite.

 

Ainda dentro dos encaminhamentos, a Comissão de Educação organizará um grupo para continuar as discussões e acompanhar as obras no prédio.

 

 

Memória da reivindicação

O polo em Ipatinga

 

O local onde funciona a UAB na cidade é de responsabilidade do Executivo Municipal. O novo curso demanda adequações detectadas em vistoria. A Capes esteve no local no último mês de dezembro e listou as ações necessárias não só para liberação do novo curso, mas também para manutenção dos atuais.

 

Entre as principais demandas no prédio da UAB, anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro, estão obras de acessibilidade, melhorias na biblioteca com mobílias e acervo, reestruturação das salas de aula e laboratórios de informática, implantação dos laboratórios específicos para os cursos de Artes, Música e Teatro. Além de tudo, o relatório pede melhor manutenção de rotina e reparos gerais em toda a estrutura do prédio, bem como instalação de equipamentos de ar-condicionado em diversas salas.

Sobre o Polo em Ipatinga

 

 

Atualmente conta com 620 alunos, distribuídos em oito cursos de graduação e licenciatura na modalidade Educação a Distância (Administração, Pedagogia, Matemática, Geografia, Letras, Teatro, Música e Artes Visuais) pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pela Universidade de Brasília (UNB). A exigência é que os alunos sejam da região, residentes dentro de um raio de 150 km da cidade. Também existem dois cursos de pós-graduação pela Ufop.

Início do rodapé