Servidores fazem últimas adequações antes de auditoria ambiental
Publicada em 10/05/2012 15:43
Presidente Nardyello Rocha fala a servidores e enaltece importância da ISO Ambiental
Servidores da Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) se reuniram, nesta quinta-feira (10/05), para receber as últimas orientações voltadas à obtenção da certificação ambiental ISO 14001. A Câmara passará por auditoria já no final deste mês e poderá ser a primeira do Estado a obter o selo ambiental.
O presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PSD), agradeceu o empenho dos servidores “por mais um importante avanço na qualidade do serviço público prestado à população.”
“Estamos próximos de conquistar mais um selo de qualidade, desta vez ambiental. Vamos repetir a dose e continuar sendo uma referência no País”, disse Nardyello, ao lembrar da ISO 9001 de qualidade, já conquistada pelo Legislativo.
Espaço criado pelo Almoxarifado para o descarte de materiais não utilizados
No entanto, o superintendente do Legislativo, Lúcio Aguiar, deixou claro que o sucesso da implantação do programa ambiental depende, antes de tudo, do compromisso individual.
“Vamos todos nos empenhar ao máximo, ser um guardião de nós mesmos, para conseguirmos e mantermos esse certificado ambiental. Não basta sabermos os procedimentos, temos que aplicá-los diariamente”, disse.
Setores da Câmara já se movimentaram para pôr em prática os procedimentos ambientais. Diagnóstico do lixo produzido já foi realizado e lixeiras para coleta seletiva foram distribuídas. Mais de 100 kg de material têm sido encaminhados semanalmente a cooperativas e associações do Município.
Papel triturado que será destinado à reciclagem
Coletores de pilhas e lâmpadas fluorescentes também foram adquiridos. Diminuição do consumo de água, de gás, de energia elétrica (como na utilização de ar-condicionado, de refrigerador e bebedouros elétricos), de produtos de limpeza, entre outros, também entraram no rol dos procedimentos implantados.
“São essas políticas e, principalmente, a nossa atitude que fazem a diferença”, disse o superintendente Lúcio Aguiar.
O engajamento ambiental chegou inclusive aos serviços tercerizados. Seguranças da Câmara também adotaram a consciência ambiental e deram uma limpeza na sala reservada a eles. Uma pilha de papel foi recolhida e triturada para reciclagem.
“Tem que haver o comprometimento de todos, inclusive de nós, para abraçarmos esse objetivo”, afirmou Otoniel Dias, chefe da segurança.