Guedes protocola pedido para investigar verbas do esporte
Publicada em 17/05/2012 13:41
O advogado Emílio Fernandes e o vereador Sebastião Guedes entregam
pedido de ação contra a Prefeitura
O vereador Sebastião Guedes (PT) entrou, nessa quarta-feira (16/05), com uma ação cautelar de pedido de exibição de documentos contra o governo Robson.
Protocolado na Vara da Fazenda Pública, o pedido solicita à Justiça que a Prefeitura Municipal apresente os documentos referentes às verbas repassadas para a Liga de Esporte Especializado de Ipatinga (Liespe), para a Liga Desportos de Ipatinga (LDI) e para o Ipatinga Futebol Clube nos anos de 2010, 2011 e 2012.
O vereador suspeita de que parte dos recursos possa não ter sido aplicada devidamente.
“Foi um montante alto de dinheiro público. É o nosso dever como vereador fiscalizar se o recurso foi realmente aplicado”, disse Guedes.
O parlamentar pede também que as entidades esportivas beneficiadas apresentem a documentação comprobatória da aplicação dos recursos municipais.
Segundo Guedes, se ficar comprovado que houve desvio de dinheiro público, uma Ação Popular será apresentada posteriormente contra a Prefeitura Municipal. “Se a documentação não for suficiente para explicar esses gastos, nós entraremos com uma Ação Popular para descobrir para onde esse dinheiro está sendo desviado.”
A suspeita do vereador Guedes veio após entrevista concedida à imprensa pelo dirigente do Ipatinga Futebol Clube, Itair Machado. Ele afirmou que havia “uma quadrilha” no governo Robson. A declaração levantou suspeitas na contratação de publicidade em favor de entidades esportivas do Município. Possíveis favorecimentos sem licitação pública podem ser investigados.
“O interesse da coletividade tem que estar acima do pessoal. E essas denúncias graves têm que ser apuradas”, concluiu Guedes.