Treinamento de emergência mobiliza servidores da Câmara de Ipatinga
Publicada em 17/05/2012 18:13
Os servidores que fazem parte do grupo de brigadistas da Câmara
foram os últimos a deixar o prédio
Na reta final do processo de certificação pela norma ISO 14001, de gestão ambiental, a Câmara Municipal de Ipatinga realiza várias ações no sentido de preparar-se para as auditorias previstas para os próximos dias. São reuniões, treinamentos, palestras, aquisição de equipamentos e até a simulação de uma situação de emergência no prédio do Legislativo.
A sirene que alerta para a necessidade de evacuação dos quatro andares da Câmara soou nesta quinta-feira (17), por volta das 17h. Os servidores que participaram recentemente do curso de brigadistas, ministrado por militares do Corpo de Bombeiros, tiveram como missão coordenar a desocupação.
Previamente divulgado para todos os servidores da Casa, o plano de emergência prevê que em hipótese nenhuma os elevadores devem ser utilizados. Portanto, a evacuação foi realizada pela escada que dá acesso à saída mais próxima da avenida Maria Jorge Selim de Sales.
A desocupação foi realizada em apenas seis minutos, tempo considerado muito bom para o tamanho do prédio e número de pessoas que estavam em seu interior
Protegida por paredes de alvenaria, com corrimãos dos dois lados e portas corta-fogo em todos os andares, a escada destinada à saída de emergência comportou bem a desocupação do prédio. Servidores e munícipes desceram com tranquilidade e se dirigiram para o estacionamento, local definido como ponto de encontro após a evacuação.
“A simulação apresentou um ótimo resultado, com o prédio sendo totalmente evacuado em apenas seis minutos. Estão todos de parabéns, tanto os brigadistas como os servidores, que se portaram adequadamente, como deve ser em uma situação de emergência”, avaliou o superintendente geral da Câmara, Lúcio Aguiar Ferreira.
AQUISIÇÕES
Para destinar adequadamente os resíduos sólidos produzidos, a Câmara de Ipatinga adquiriu contêineres apropriados para armazenar papel, plástico e outros materiais, até que tenham sua destinação final. A coleta seletiva já vem sendo realizada em todos os setores, gabinetes e áreas de grande circulação de pessoas. São utilizadas lixeiras para quatro tipos de material: papel, plástico, pilhas/baterias e não-recicláveis.
Também foram comprados e já estão sendo instalados, no prédio do Legislativo, vasos sanitários com caixas acopladas de acionamento duplo. O sistema permite uma considerável economia de água. O primeiro botão aciona um dos compartimentos da descarga e libera três litros de água, já o segundo botão aciona os dois compartimentos, liberando seis litros.