Câmara Mirim de Ipatinga é tese de mestrando da Universidade de Harvard
Publicada em 21/05/2012 18:26
Autor do projeto, Nardyello Rocha fala sobre o orgulho do Legislativo ao ver a Câmara Mirim rompendo fronteiras
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PSD), recebeu, nesta segunda-feira (21/05), a visita do estudante da Universidade de Havard Duval Guimarães, que escolheu a Câmara Mirim de Ipatinga como tema de sua tese de mestrado.
Duval é brasileiro, sua família é de Braúnas e atualmente reside em Timóteo. Ele faz mestrado em Políticas Públicas e explicou que escolheu o tema porque acredita que, no Brasil, de uma maneira geral, existe uma crise de falta de conscientização política.
“Entendo que projetos como o da Câmara Mirim são de extrema importância para educar a juventude e deixar claro qual é a importância da política na vida de cada um”, disse Duval.
O estudante ainda declarou que viu na Câmara Mirim “grande potencial de conscientização política”.
O vereador Nardyello Rocha destacou que este é o ápice do sucesso do projeto Câmara Mirim. “Nós já havíamos ultrapassado fronteiras em níveis municipais quando cidades, inclusive capitais, seguiram o modelo da Câmara Mirim de Ipatinga. Agora, o projeto é tese de mestrado de um aluno de uma das maiores universidades do mundo. Ipatinga e a Câmara Mirim transpõem, neste momento, fronteiras internacionais”, comemorou.
O parlamentar enfatizou que isso é fruto do trabalho realizado por todos que abraçaram o projeto. “Os servidores da Câmara, demais vereadores, a comunidade escolar, todos que se dedicam à Câmara Mirim, tenho certeza, sempre souberam que nosso trabalho jamais seria em vão”, observou Nardyello. Ele acrescentou que “a Câmara Mirim é uma forma de incentivar os jovens a corrigirem, a médio e longo prazo, a ausência de grandes políticos e, acima de tudo, despertá-los, desde a idade juvenil, a participarem de discussões políticas”.
Duval Guimarães passará dois meses acompanhando o trabalho da Câmara Mirim. Ele irá observar as atividades e entrevistar alunos e profissionais envolvidos na prática do projeto.