Nardyello propõe política de
Publicada em 20/06/2012 17:40
Projeto de Lei foi aprovado em primeira votação e discussão
O Projeto de Lei 28/2012, de autoria do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PSD), foi aprovado em primeira votação, em reunião ordinária na tarde desta quarta-feira (20/06).
De acordo com a matéria, fica instituída a Política Municipal de Prevenção, Orientação e Atendimento à Gravidez na Adolescência.
Conforme Nardyello, a proposta é promover a prevenção da gravidez precoce, por meio de ações desenvolvidas nos serviços de saúde e escolas.
Ao fazer uso da tribuna, Nardyello apresentou dados preocupantes. Segundo ele, de janeiro a maio deste ano, 41 adolescentes de Ipatinga tiveram partos precoces.
“A política de prevenção vai, por meio de divulgação, incentivar o planejamento familiar, orientar quanto aos métodos contraceptivos, disponibilizar atendimento psicológico, ambulatorial e acompanhamento pré-natal”, comenta Nardyello.
O vereador ainda esclarece que “nosso objetivo é, também, promover a interação familiar nas discussões sobre prevenção”.
Interdisciplinar
A política de Prevenção, Orientação e Atendimento à Gravidez na Adolescência será desenvolvida por uma equipe interdisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educadores. A equipe deverá ser formada por profissionais lotados na Secretaria Municipal de Saúde.
Orientação
O projeto propõe, ainda, que fique instituída, no calendário oficial de eventos do Município, a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência. Na semana proposta, deverá haver a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino, bem como a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes.