Câmara providencia adequações para atender exigências da ISO ambiental
Publicada em 25/06/2012 17:59
Medidas garantem maior segurança aos funcionários e ao público que visita diariamente o prédio do Legislativo
A Câmara Municipal de Ipatinga está realizando várias adequações, previstas no Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, visando à obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento atesta que o prédio do Legislativo está de acordo com as normas de segurança em casos de emergências e faz parte dos itens necessários à certificação ISO 14001, de gestão ambiental.
Entre as deficiências do projeto original da edificação, a falta de corrimãos nas duas escadas e a ausência de uma bomba pressurizadora ligada aos hidrantes já estão sendo corrigidas.
Também está sendo providenciada a sinalização interna, com a colocação de placas indicativas das saídas de emergência e de placas de orientação. Por exemplo, foi instalada uma placa orientando sobre a não utilização dos elevadores em situações de emergência. Outra medida é a instalação de iluminação de emergência no prédio.
De acordo com a engenheira Shirley Mello Maciel, servidora da Câmara de Ipatinga e responsável pelas adequações que estão sendo feitas, mais cinco hidrantes também estão sendo instalados no prédio. “Tudo que está sendo feito visa atender ao projeto de prevenção que já foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Assim que tivermos concluído os trabalhos, vamos solicitar nova vistoria para seja liberado o AVCB”, explicou a engenheira.
O superintendente geral da Câmara, Lúcio Aguiar Ferreira, destacou que, pelo segundo ano consecutivo, o Legislativo efetivou um contrato de seguro predial, o que não era feito anteriormente. “Estão sendo feitos todos os investimentos necessários para garantir a segurança dos servidores do Legislativo e do público que visita diariamente suas instalações”, declarou.
Treinamento
No mês de maio, os servidores da Câmara participaram da simulação de uma situação de emergência no prédio do Legislativo. Aqueles que haviam participado do curso de brigadistas, ministrado por militares do Corpo de Bombeiros, tiveram como missão coordenar a desocupação do edifício.
“A simulação apresentou um ótimo resultado, com o prédio sendo totalmente evacuado em apenas seis minutos. Tanto os brigadistas como os servidores se portaram adequadamente, como deve ser em uma situação de emergência”, avaliou, na época, Lúcio Aguiar.
Com todas as medidas adotadas visando à certificação ISO 14001, de gestão ambiental, a Câmara Municipal de Ipatinga se torna um exemplo para as demais instituições públicas.
Detentor da certificação ISO 9001, o Legislativo ipatinguense comprova que a gestão de qualidade, somada à produção legislativa, resulta em qualidade de vida para os moradores da cidade.