Mestrando em Harvard faz palestra na Câmara Mirim
Publicada em 06/08/2012 17:21
Duval Guimarães defende a participação de pessoas bem intencionadas na política
Duval Guimarães incentivou os estudantes a acompanharem de perto a atividade política
"Político: ser ou não ser?" Esse foi tema da palestra proferida, nesta segunda-feira (06/08), por Duval Guimarães, após a reunião ordinária da Câmara Mirim. Além dos vereadores mirins, estudantes das escolas estaduais Almirante Toyoda e Maria Antonieta assistiram à exposição feita pelo mestrando em Políticas Públicas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Duval iniciou a palestra perguntando aos cerca de cem estudantes presentes se algum deles pretendia seguir a carreira política. Apenas três ou quatro se manifestaram positivamente. Outra pergunta teve como objetivo saber quantos não gostavam dos políticos. A maioria levantou a mão.
Abestado
“Esse isolamento da política que nós temos é muito preocupante. A rejeição é muito grande”, comentou o palestrante, para, em seguida, perguntar quem conhecia o Tiririca. Mais uma vez, a maioria levantou a mão.
Em seguida, Duval apresentou alguns dos vídeos gravados pelo palhaço e deputado federal Tirica, o mais votado nas eleições de 2010. Neles, Tiririca reconhece que, apesar de ser candidato a deputado federal, não sabia quais seriam as suas atribuições caso fosse eleito. O palhaço afirma que sua meta seria “ajudar os necessitados, inclusive a sua família”. Por fim, ele pede que os eleitores votem em um “abestado”.
Candidato pelo estado de São Paulo, Tiririca foi eleito com mais 1,35 milhão de votos. O seu slogan de campanha foi: “Pior que tá não fica”.
Dilma Roussef
Outro vídeo exibido por Duval em sua palestra foi gravado na Universidade de Harvard, durante uma visita da presidente Dilma Roussef. Como estudante da instituição de ensino estadunidense, o mestrando em Políticas Públicas teve a oportunidade de dirigir uma pergunta à presidente do Brasil: “Tenho dúvida se devo ou não entrar na política. O que a senhora tem a dizer às pessoas bem-intencionadas que não entram na política por causa do estigma da corrupção?”
Dilma Roussef foi incisiva no seu incentivo para que Duval, sendo um cidadão bem-intencionado e capacitado, entre na política. “Quanto mais pessoas bem-intencionadas participarem da política, menos espaço vai sobrar para aqueles que querem fazer mal feito”, declarou a presidente. O vídeo pode ser visto no site Youtube, no endereço www.youtube.com/user/duvalguimaraes).
“Não vamos cair na armadilha de achar que todo político é corrupto. Infelizmente, basta alguém dizer que pretende entrar para a política e as pessoas passam a olhá-lo com desconfiança”, disse Duval.
Consciência política
Antes de concluir sua palestra, o mestrando em Políticas Públicas falou sobre a Lei de Acesso à Informação, aprovada recentemente, que obriga os órgãos públicos a divulgarem suas receitas, gastos e os salários de todos os servidores.
Por fim, Duval aconselhou os estudantes a levarem mais a sério a política. “Busquem a consciência política desde agora, que vocês são jovens. Acompanhem a política e pensem em participar um dia”, concluiu.
Duval Guimarães realiza um estudo de caso sobre a Câmara Mirim de Ipatinga. As informações apuradas serão incluídas em sua tese de mestrado em Harvard, uma das mais importantes universidades do mundo.