Início do conteúdo

Servidores participam de simulação de situação de emergência


Publicada em 03/09/2012 18:09

Servidores participam de simulação de situação de emergência


Saída de emergência é utilizada por servidores e munícipes em treinamento de incêndio 

 

 

 

Servidores da Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) participaram, nesta segunda-feira (03/09), de uma simulação de situação de emergência. Pegos de surpresa, todos os servidores tiveram de evacuar o prédio, depois que o alarme de incêndio foi disparado, por volta das 17h.

 

Essa é a segunda vez, em menos de três meses, que uma simulação de incêndio é realizada e a primeira após a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento fundamental para a certificação do selo de qualidade ambiental ISO 14001. Com a posse do AVCB, adquirido há duas semanas, o próximo passo da Câmara é a auditoria de recomendação com a certificadora da ISO, marcada para a semana entre os dias 10 e 14 de setembro.

 

O prédio, que é a quinta sede na história do Legislativo, passou por diversas readequações, antes da emissão do AVCB, para atender às exigências do Corpo de Bombeiros . Com cinco andares e abrigando cerca de 200 servidores - sem contar o grande número de pessoas que visitam a instituição diariamente – a sede do Legislativo foi adequada para passar por evacuação, caso haja um incêndio, princípio de tumulto ou pânico.

 

Foram instalados novos corrimões e guarda-corpos, placas de identificação e sinalização em todo o prédio, regulagem e mudança das dobradiças das portas corta-fogo, aumento das lâmpadas de emergência, novos extintores de incêndio, instalação de cinco novos pontos de hidrante, criação da brigada contra incêndio e nova iluminação no estacionamento da Casa, localizado no subsolo da Câmara.

 

Na simulação desta segunda-feira, os servidores levaram 4 minutos e 21 segundos para se agrupar na parte externa do prédio. A evacuação foi feita pela saída de emergência. Por medida de segurança, elevadores não podem ser utilizados em caso de suspeita de incêndio.

 

Para o superintendente da Câmara, Lúcio Aguiar, o trabalho foi bem-sucedido, mas ele chamou a atenção para os objetos pessoais, como bolsas, que devem ser deixados para trás.

 

“Cada segundo é importante para garantirmos a nossa própria segurança. Devemos, então, deixar tudo de lado e sair do prédio o mais rápido possível.”

 

Segundo o coordenador da qualidade da Câmara, Fabrício de Assis Aguiar, além da orientação de não se preocupar com objetos pessoais, os servidores e munícipes devem sempre manter a calma.

 

“Esta é a grande orientação: sempre manter a calma. Dessa maneira, vidas poderão ser salvas.”

 

Início do rodapé