Auditora da SGS Certificadora inicia trabalhos na Câmara de Ipatinga
Publicada em 10/09/2012 16:34
Final da auditoria será na próxima sexta (14/09); instituição pode ser recomendada para certificação ambiental ISO 14001
A Câmara de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) recebeu, na tarde desta segunda-feira (10/09), a auditora de gestão ambiental Paula Burim, em uma reunião com todos os gerentes e coordenadores. Foram discutidos a sistematização dos trabalhos em cada setor da Câmara e o cronograma da auditoria.
Os objetivos da política ambiental são reduzir, reutilizar e reciclar; separar e destinar adequamente resíduos perigosos, como pilhas, baterias e lâmpadas; além de reduzir o consumo de água e energia elétrica na instituição.
Implantar o programa de educação ambiental para os servidores e prestadores de serviços da Câmara e quantificar e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa também fazem parte do programa.
O trabalho será dividido em dois módulos: um teórico e outro prático. O Sistema de Qualidade trabalhará na apresentação dos procedimentos descritos no escopo da Câmara, para que a auditora compreenda e depois possa evidenciar a estrutura descrita nos procedimentos.
“Irei analisar itens e conversar com os servidores, para observar o quanto estão envolvidos e coerentes dentro do proposto; compreender procedimentos e evidenciá-los; validar o proposto e, na sexta-feira, recomendar ou não a Câmara como certificada ambientalmente”, disse Paula Burim.
O coordenador da qualidade da Câmara, Fabrício Assis, explicou que “toda a instituição se preparou para esta auditoria e está empenhada no sucesso dos trabalhos. Muitas mudanças foram feitas para que a instituição seja o primeiro Legislativo de Minas a receber o título de certificada ambiental ISO 14001”.
Para receber esse título, vários critérios são observados: se a instituição está em conformidade com a legislação ambiental, se os procedimentos descritos estão sendo cumpridos e se há falhas no sistema.