Oito vereadores são reeleitos; PT garante o maior número de cadeiras
Publicada em 07/10/2012 22:02
Os nomes dos novos vereadores de Ipatinga, que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2013, foram anunciados pela Justiça Eleitoral por volta das 20h deste domingo (7). Ley do Trânsito (PSD) é o vereador eleito mais votado, com 4.148 votos. Cecília Ferramenta (PT) foi eleita a nova prefeita de Ipatinga, com 81.475 votos (61,54%).
Da atual composição do Legislativo, oito vereadores conseguiram se reeleger, três não se candidaram à reeleição e dois não obtiveram votos suficientes para renovar o mandato.
A partir do próximo ano, a Câmara Municipal de Ipatinga terá 19 vereadores, seis a mais que no atual mandato. O Partido dos Trabalhadores conseguiu eleger o maior número de parlamentares: Saulo Manoel (reeleito com 3.340 votos – segundo mais votado do pleito), Sebastião Guedes ( reeleito com 2.473 votos), Juarez Pires (eleito com 2.254 votos), Agnaldo Bicalho (reeleito com 2.199 votos) e Lene Teixeira (eleita com 1.824 votos). A Coligação “Pra Consertar de Novo”, da qual fez parte o PT, elegeu mais três vereadores: Nilsin da Transnil (PRTB, eleito com 2.131 votos), Toninho Bethânia (PCdoB, eleito com 2.082 votos) e Léo Escolar (PCdoB, eleito com 1.825 votos).
Já a Coligação “Responsabilidade com Ipatinga” conseguiu eleger, além de Ley do Trânsito, mais sete vereadores: Toninho Felipe (DEM, eleito com 3.200 votos – terceiro mais votado nas eleições e filho do atual vereador Pedro Felipe), Ademir Cláudio (DEM, eleito com 2.675 votos), Roberto Carlos (PV, reeleito com 1.926 votos), Nilton Manoel (PSD, reeleito com 1.904 votos – eleito para o sétimo mandato, confirmando sua posição de vereador com maior número de mandatos na história da Câmara de Ipatinga), Fabinho (PSL, com 1.746 votos), Adelson Fernandes (PSB, reeleito com 1.518 votos) e José Geraldo Amigão (PV, reeleito com 1.499 votos).
Ley do Trânsito e seus apoiadores comemoraram a vitória
na porta da Câmara Municipal de Ipatinga
Além desses, foram eleitos dois candidatos do PPS: Jadson (eleito com 1.939 votos) e Adiel Oliveira (eleito com 1.643 votos). Pela Coligação “Ética e Honestidade”, foi reeleito o vereador Nilsinho (PMDB), com 1.731 votos.
Dois atuais 13 parlamentares, três não se candidataram à reeleição: o presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PSD) - que se candidatou a vice-prefeito na chapa de Rosângela Reis (PV), segunda colocada nas eleições; Pedro Felipe (PTB) e Dário Teixeira (PT).
O atual vereador petista César Custódio não conseguiu a reeleição, tendo recebido 1.518 votos. Outra que não conseguiu renovar seu mandato foi a vereadora Maria do Amparo (PDT), que obteve 860 votos.
Diplomação e posse
Os eleitos são diplomados antes da posse, que acontece no primeiro dia de 2013. A diplomação fica a cargo da Justiça Eleitoral, devendo ser realizada até o dia 20 de dezembro. Os suplentes também são diplomados na ocasião.
Antes da posse, conforme o Regimento Interno da Câmara em seu artigo 5º, “os vereadores farão declaração de seus bens, registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, a qual será transcrita em livro próprio da Câmara Municipal, tudo sob pena de nulidade, de pleno direito, do ato de posse”. Essa obrigatoriedade também se estende à prefeita eleita e ao vice-prefeito.
Nova Mesa Diretora
Diferentemente do que muita gente pensa, o próximo presidente não é automaticamente o vereador mais votado. Compete ao mais votado presidir a primeira reunião, no dia 1º de janeiro de 2013, e instalar a legislatura, que coincide com o mandato de quatro anos dos vereadores. Após esse ato formal, ele empossará os demais vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos.
A eleição do presidente é feita por meio do registro de chapas, em votação aberta e nominal dos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
Como determina o Regimento Interno, em seu artigo 14º, a Secretaria Geral da Câmara procede o registro das chapas concorrentes até as 18h do dia que antecede a eleição da Mesa. “O documento de registro conterá, obrigatoriamente, o nome do vereador, o cargo a que concorre, a respectiva assinatura e o número ou nome da chapa”, cita o Regimento.
A chapa vencedora ficará automaticamente empossada para um mandato de dois anos.
Vale lembrar que o presidente é o ordenador direto das contas da Câmara e compete a ele convocar reuniões extraordinárias, receber documentos diversos do Executivo, manter a harmonia entre os poderes, mas buscando a independência.
As novas Comissões Permanentes são nomeadas observando a proporcionalidade dos partidos. Os seus membros deverão estudar os projetos antes que sigam para votação, acompanhar parecer técnico, cobrar explicações se preciso for e votarem as leis que definem o futuro da cidade.
Relação dos vereadores eleitos
NOME PARTIDO VOTOS
LEY DO TRÂNSITO PSD 4148
SAULO MANOEL PT 3340
TONINHO FELIPE DEM 3200
ADEMIR CLÁUDIO DEM 2675
SEBASTIÃO GUEDES PT 2473
JUAREZ PIRES PT 2254
AGNALDO BICALHO PT 2199
NILSIN DA TRANSNIL PRTB 2131
TONINHO BETHÂNIA PC DO B 2082
JADSON PPS 1939
ROBERTO CARLOS PV 1926
NILTON MANOEL PSD 1904
LÉO ESCOLAR PC DO B 1825
LENE TEIXEIRA PT 1824
FABINHO PSL 1746
NILSINHO PMDB 1731
ADIEL OLIVEIRA PPS 1643
ADELSON FERNANDES PSB 1518
JOSÉ GERALDO AMIGÃO PV 1499