Câmara Mirim empossa novos vereadores e inicia 3º mandato
Publicada em 05/11/2012 16:23
Eleitos para a nova Mesa Diretora: presidente – Samuel Assú; vice-presidente – Gabrielly de Souza; 1ª secretária – Caroline Silva; 2º secretário – Aleffe Souza
A Câmara Mirim de Ipatinga empossou, nesta segunda-feira (5), mais uma turma de estudantes, de escolas públicas e particulares, para compor o terceiro mandato da terceira legislatura, que vai até abril do ano que vem. Os 13 novos vereadores mirins foram empossados em sessão solene, com a presença do presidente da Câmara, Nardyello Rocha, e do vereador Nilton Manoel.
Os alunos de escolas públicas são maioria entre os novos vereadores mirins, sendo cinco de escolas municipais e seis de escolas estaduais. Apenas um vereador mirim empossado estuda em escola particular. Há, ainda, uma vereadora mirim da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o que faz da Câmara de Mirim a primeira no Brasil em inclusão social. A Câmara Mirim já havia feito história no mandato anterior, quando contou com uma vereadora surda.
FUTURO
Os 13 novos vereadores mirins de Ipatinga são os seguintes, com suas respectivas escolas: Aleffe Fillipe Adelino Souza (E.E Dr. Ovídio de Andrade), Amanda Guimarães Silva (E.M. Everson Magalhães Lage), Amanda Mickaele Moreira (E.M. Márcio Andrade Guerra), Carlos André da Silva (E.M. Vilma de Faria Silva), Caroline Ketuly Rodrigues Silva (E.E. Selim José de Salles), Deivila Cássia de Arruda (E.E. Dona Caetana América de Menezes), Farley Alves Valadares (E.M. Padre Bertollo), Gabrielly Ferreira de Souza (E.M. Deolinda Tavares Lamego, Nislândia Samara Firmino (APAE), Pedro Henrique Araújo de Pádua (E.E. Dom Helvécio), Samuel Feres Gomes Chamon Assú (Educação Criativa), Thallisson Luiz Marques Pereira (E.E. Chico Mendes) e Vivian Teixeira de Siqueira (E.E. Manoela Soares Bicalho).
“Vocês são a esperança de um futuro melhor, com uma nova geração de políticos, mais preparados do que os atuais”, saudou o presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha, ao abrir a sessão solene de posse dos vereadores mirins. “A alegria que vocês tiveram quando foram eleitos será substituída pela responsabilidade com o mandato e com a cidade”, completou o vereador,autor do projeto que criou, em 2007, a Câmara Mirim de Ipatinga, considerada a maior do Brasil.
Eleito para seu sétimo mandato, o vereador Nilton Manoel também falou sobre a responsabilidade dos vereadores mirins em representarem não apenas seus colegas de escola, mas toda a população. “Este é um projeto sério, de inclusão e de cidadania, e uma oportunidade para nossos adolescentes e jovens se envolverem com a cidade. Nove leis municipais saíram da Câmara Mirim, por isso esperamos que este projeto continue dando bons frutos e ajudando a fazer de Ipatinga uma cidade melhor”, discursou Nilton Manoel.
ELEIÇÃO
Após a posse, que foi presidida pela vereadora mirim Amanda Guimarães, a mais votada do terceiro mandato, foi eleita a nova Mesa Diretora. Duas chapas foram inscritas para a disputa, uma encabeçada pela própria Amanda Guimarães, aluna da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, do bairro Caçula, e outra pelo estudante Samuel Assú, da Escola Educação Criativa, do Cidade Nobre.
A sessão de posse foi suspensa temporariamente para que os novos vereadores mirins formassem as chapas para a disputa da Mesa Diretora. Ao final, a Chapa 2 – Juventude Unida para Vencer - foi a vencedora, com oito votos, contra quatro votos da Chapa 1 – Força da Juventude. A vereadora mirim Nislândia Samara Firmino, da APAE, não pode participar da sessão porque estava representando Ipatinga nos Jogos Escolares Paralímpicos.
Os integrantes da Mesa Diretora do terceiro mandato da terceira legislatura da Câmara Mirim, eleitos nesta segunda-feira, são: presidente – Samuel Feres Gomes Chamon Assú; vice-presidente – Gabrielly Ferreira de Souza; 1ª secretária – Caroline Ketuly Rodrigues Silva; e 2º secretário – Aleffe Fillipe Adelino Souza. “Vou procurar exercer o mandato da melhor forma possível, assim como os demais colegas, e atender da melhor forma possível as expectativas depositadas nos vereadores mirins”, prometeu o novo presidente da Câmara Mirim.