Expansão do Shopping do Vale precisa incluir transporte coletivo, cobra Dário
Publicada em 06/11/2012 14:25
A audiência pública promovida pela Câmara de Ipatinga no último dia 30 para discutir o projeto de expansão do Shopping do Vale não foi suficiente para “esgotar” todas as polêmicas em relação ao empreendimento. A avaliação é do vereador Dário Teixeira (PT), que participou da audiência e disse que “algumas coisas ainda precisam ser ajustadas para que o projeto contemple a todos”.
Até agora, a principal polêmica é quanto ao licenciamento ambiental para o início das obras, que preveem a ampliação do número de lojas de 97 para 227 e a abertura de quase 700 novas vagas no estacionamento, dentre outras melhorias. “Tão importante quanto impactos ambientais e de vizinhança é o conforto e a segurança dos clientes e dos funcionários do centro de compras”, ressaltou Dário Teixeira.
O vereador do PT chamou a atenção para a “falta de soluções” para o transporte e o trânsito nas imediações do Shopping do Vale. “Se estão projetando uma expansão, que vai mais do que dobrar a área construída, é porque acreditam num aumento do fluxo de clientes. Só que nem todo mundo vai ao shopping de carro próprio e, até agora, ninguém falou sobre a ampliação da estrutura do tráfego e o do transporte coletivo”, questionou.
TRANSPORTE COLETIVO
Dário Teixeira afirmou ter estranhado, na audiência do dia 30/10, a falta de informações sobre a ampliação do transporte coletivo para o shopping. “Não pensaram na ampliação dos pontos de ônibus, principalmente no sentido Centro-Horto, e na proteção aos passageiros que são obrigados a atravessar uma perigosa rodovia. Da mesma forma, não pensaram nos clientes que desembarcam nos pontos do outro lado, no sentido Horto-Centro, e que são obrigados a enfrentar a chuva até a entrada do shopping”, criticou.
O petista cobrou ainda uma melhoria da estrutura oferecida aos taxistas que trabalham no ponto do Shopping do Vale, no sentido de oferecer mais conforto e mais vagas para veículos. Por fim, Dário Teixeira sugere que a administração do shopping ipatinguense busque uma parceria com a Prefeitura Municipal e com a concessionária de transporte coletivo da cidade para a criação de novas linhas, partindo de todos os bairros. “Um projeto dessa importância tem que levar em consideração todos os envolvidos”, concluiu o vereador petista.