Novena de Santa Rita e festa "Amigos do Belá" são incluídas no calendário de eventos de Ipatinga
Publicada em 22/11/2012 17:09
Dois eventos tradicionais promovidos pela comunidade serão incluídos do calendário anual de Ipatinga: a “Novena de Santa Rita de Cássia”, do bairro das Águas, e a festa “Amigos do Belá”, do Bela Vista. A inclusão desses eventos foi garantida por projetos de lei de autoria do vereador Dário Teixeira (PT), aprovados nesta semana pelo plenário da Câmara Municipal. O projeto da novena teve apenas um voto contrário, do vereador Nilson Lucas.
De acordo com o vereador do PT, a inclusão dos dois eventos no calendário oficial do Município é um reconhecimento às duas comunidades, que todos os anos se organizam para promover a novena de Santa Rita, no período de 14 a 22 de maio, e a festa "Amigos do Belá". “Esses eventos mostram a força e a integração dos bairros da Regional 2, e as leis aprovadas pela Câmara são um reconhecimento a esse esforço popular”, ressaltou Dário, que, desde as primeiras edições da novena e da festa do Bela Vista, participa dos eventos, apoiando a iniciativa da comunidade.
A festa “Amigos do Belá” é realizada anualmente e, a partir do próximo ano, passará a fazer parte do calendário de Ipatinga, como um “evento muito importante para preservar os valores culturais e para a integração dos moradores do Bela Vista e dos demais bairros das Regionais 1 e 2”.
NOVENA
Na justificativa do projeto, Dário Teixeira lembra que Santa Rita de Cássia é uma das mais reverenciadas pelos católicos. “A veneração por essa pequena freira de Cássia se intensifica com o tempo, pois Santa Rita difundiu a alegria do perdão imediato e generoso e da paz almejada, por isso a persegue como bem supremo, símbolo do amor fraterno e que nos exorta a confiar em Deus para que se façam em nós os desígnios divinos”, destacou o vereador do PT, ele próprio um devoto de Santa Rita de Cássia.
A “Novena de Santa Rita de Cássia”, conforme o petista, “é um evento muito importante para preservar os valores cristãos. A sua inclusão no calendário municipai homenageia e valoriza essa manifestação popular, que renova e reforça o espírito cristão, além de simbolizar a fé de um povo, notadamente da comunidade do bairro das Águas e dos outros que integram as Regionais 1 e 2”.