Prefeita, vice-prefeito e vereadores eleitos recebem diplomas
Publicada em 19/12/2012 14:50
Políticos foram eleitos para o mandato de 2013 a 2016; com mais vereadores, Câmara passa por grande renovação
A prefeita eleita de Ipatinga, Cecília Ferramenta (PT), o vice-prefeito Alfredo Ramalho (PRB) e os 19 vereadores que assumirão os respectivos cargos em 1º de janeiro de 2013, foram diplomados pela Justiça Eleitoral nessa terça-feira (18/12), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br).
A cerimônia, que tem como objetivo o reconhecimento judicial da vitória dos candidatos nas urnas, foi conduzida pelo juiz eleitoral Nilson Gomes, magistrado responsável pelo pleito eleitoral de Ipatinga, e durou pouco menos de uma hora.
Apesar do espaço restrito a poucos convidados, na maioria autoridades e militantes, o plenário da Câmara, que ficou lotado, contou ainda com a presença de nove suplentes, também diplomados pela Justiça Eleitoral.
O juiz eleitoral Nilson Gomes
Um telão foi montado na parte externa da Câmara para a transmissão do evento.
Funcionários da Justiça Eleitoral e da Câmara de Ipatinga se desdobravam durante os trabalhos.
Ao iniciar a cerimônia, o juiz Nilson Gomes deu uma breve explicação sobre a importância da diplomação no processo eleitoral e enalteceu as eleições de 2012 em Ipatinga.
“Agradeço esse belo processo eleitoral realizado em Ipatinga, que foi tranquilo, calmo, dentro da normalidade. Desejo sucesso a todos e que deem respostas ao voto do eleitor.”
A prefeita eleita Cecília Ferramenta e seu vice, Alfredo Ramalho, foram os primeiros a receber o certificado, seguidos pelos vereadores e suplentes, chamados em ordem alfabética.
Ao lado do juiz Nilson Gomes, os diplomados posaram para as fotos e receberam os cumprimentos das autoridades presentes na mesa de honra.
Legislativo (2013/2016)
O aumento do número de vagas no Legislativo ipatinguense a partir de 2013, passando de 13 para 19 cadeiras, trouxe uma nova geração de parlamentares, a maioria eleita pela primeira vez. Onze são novos integrantes e oito foram reeleitos.
Werley Glicério Furbino de Araújo, mais conhecido como Ley do Trânsito (PSD), é um deles. Eleito pela primeira vez, Ley se destacou nas urnas ao ser o candidato mais votado para vereador, com 4.148 votos, e afirma estar confiante na realização de um bom trabalho na Câmara.
“Com ética, independência e compromisso, faremos a cidade voltar ao eixo do desenvolvimento”, disse ele.
Público se aglomera dentro e fora do plenário para acompanhar a diplomação
Única representante feminina na próxima legislatura, Lene Teixeira (PT) disse que ser novamente a única mulher aumenta sua responsabilidade e que fará um mandato baseado na defesa dos direitos da pessoa.
“Já exerci dois mandatos anteriormente e sei que não é fácil, principalmente para as mulheres, entrar na política. Para mim, é muita responsabilidade e lutarei para garantir os direitos básicos da pessoa em Ipatinga.”
Reeleito pelo voto popular, Adelson Fernandes (PSB) acredita que Ipatinga terá grandes desafios no próximo ano, mas está confiante no importante papel da Câmara para o progresso da cidade.
“Vamos trabalhar para trazer de volta o orgulho desta cidade. A Câmara é fundamental nesse processo.”