Início do conteúdo

Câmara revoga lei das sacolas plásticas


Publicada em 27/12/2012 17:08

Câmara revoga lei das sacolas plásticas

A Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) revogou, em definitivo, a Lei nº 3011/12, conhecida como a Lei das Sacolas Plásticas.

 

A decisão veio, na tarde desta quinta-feira (27/12), com a aprovação em 2ª discussão, votação e redação final,  do projeto de lei nº 163/12, que revoga a lei anterior, autorizando a volta das sacolas plásticas no comércio de Ipatinga.

 

Os vereadores César Custódio (PT) e Agnaldo Bicalho (PT) foram os únicos que votaram contra a revogação, sendo vencidos pela maioria dos parlamentares (9 a 2).

 

A volta das sacolas plásticas foi proposta pelos vereadores Adelson Fernandes (PSB) e Pedro Felipe (PTB), que argumentaram que a proibição trouxe mais prejuízos ao Município do que benefícios.

 

“Há pessoas indo às cidades próximas para fazer compras. Além disso, os comerciantes estão cobrando as sacolas plásticas, gerando um acréscimo na despesa do consumidor e lucro aos empresários”, diz Adelson.

 

Em suma, eles argumentam que a sociedade não está pronta para a mudança e apontam as campanhas educativas como a melhor alternativa para a conscientização ambiental.

 

“Somos a favor do meio ambiente, mas acreditamos que essa não é a melhor alternativa no momento para Ipatinga”, afirma Pedro Felipe.

 

De autoria do vereador César Custódio (PT), a lei que proíbe as sacolas gerou controvérsias com sua implantação, há pouco mais de um mês. César Custódio afirma que não houve queda no comércio local e que o projeto foi amplamente discutido antes de virar lei.

 

“Fizemos nossa parte. Fiz um substitutivo para proibir a venda das sacolas e, mesmo assim, fomos surpreendidos com a revogação da lei. Fomos voto vencido e, ao meu ver, é a cidade que sai perdendo.”

 

O projeto de revogação seguirá agora para a sanção do Executivo. As sacolas plásticas poderão voltar ao comércio assim que a lei for publicada.

 

 

 

 

Início do rodapé