Câmara conta com duas novas auditoras líderes ambientais
Publicada em 28/12/2012 14:52
Capacitação se fez necessária após a instituição ser credenciada como ambientalmente responsável
Duas servidoras da Câmara de Ipatinga foram aprovadas no curso de Auditor Líder Ambiental promovido pela Bureau Veritas entre os dias 5 e 9 de novembro. A carga horária foi de 48 horas. As servidoras são as efetivas Marli Teixeira de Andrade e Maristela Santos.
“O curso foi extremamente técnico e foi necessária a realização de atividades fora do horário do curso. Chegávamos a ficar debruçadas sobre o material do curso até por volta da meia-noite”, comentou Marli.
O curso incluiu avaliação diária continuada, conforme exigência e padrão internacional estabelecido pelo International Register for Certification Auditors (IRCA), devendo o participante obter, no mínimo, pontuação total de seis ao término do período. Aqueles que não obtivessem essa nota estariam automaticamente impedidos de participar do exame final.
A avaliação final é corrigida por dois instrutores credenciados ao IRCA e com a utilização do gabarito também fornecido pelo mesmo órgão, sendo que o aproveitamento mínimo determinado para aprovação no treinamento é 70%.
Com esse certificado, as servidoras estão habilitadas a planejar uma auditoria de acordo com os critérios estabelecidos nas normas, executar uma auditoria do sistema de gestão ambiental com sucesso e entender as diferenças entre as auditorias de SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade e SGA – Sistema de Gestão Ambiental.
Ainda são funções das auditoras elaborar um relatório de auditoria claro, conciso e relevante, comunicando as constatações ao cliente.