Vereador Juarez apresenta Moção de Pesar pela morte de Dona Dina
Publicada em 09/01/2013 15:57
O recém-empossado vereador Juarez Carlos Pires (PT) protocolou na Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br), nesta quarta-feira (09/01), pedido de Moção de Pesar pela morte, na última semana, de Leopoldina Daniel Gonçalves, mais conhecida como Dona Dina.
Nascida em abril de 1922, na cidade de São Mateus dos Ferros, Dona Dina se mudou para cá em 1943, mais de duas décadas antes da emancipação de Coronel Fabriciano, e é considerada uma das primeiras professoras do então distrito de Ipatinga.
“Quando a família veio para a região, onde hoje é o bairro Bom Jardim, aqui só existiam carvoarias e grandes fazendeiros”, diz o vereador Juarez.
Assim, sem a existência de uma escola sequer, Dona Dina improvisou uma área cedida para ensinar às crianças da região. Preocupada com o bem-estar delas, ela também ocupava seu tempo providenciando o registro de nascimento, quando a família não tinha condições. Dona Dina sempre contava com o apoio de moradores e fazendeiros da região.
“Ela foi um marco na história de Ipatinga e contribuiu para o crescimento de muitos profissionais que fizeram ou ainda fazem parte do quadro de funcionários da Usiminas”, afirma o vereador.
Após a chegada da Usiminas e a emancipação do Município, foi finalmente construída a primeira unidade de ensino de Ipatinga, a Escola Municipal Estrelinha Azul, no bairro Bom Jardim, onde ela se tornou uma das primeiras funcionárias. Trabalhou também nos Correios, onde se aposentou. Dona Dina era mãe de dez filhos e avó de sete netos.
“Mulher exemplar e dedicada à família e à comunidade, certamente seu falecimento deixa uma lacuna impossível de ser preenchida. Sua família, seus amigos e as pessoas que com ela conviveram não deixarão de relembrar o trabalho desenvolvido por essa grande mulher, razão que nos leva a propor essa homenagem póstuma”, conclui o parlamentar.