Câmara de Fabriciano busca convênio com a CMI para implantação de Câmara Mirim
Publicada em 11/01/2013 15:32
O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), recebeu, na tarde desta quinta-feira (10/01), o presidente da Câmara de Coronel Fabriciano (CMCF), Marcos da Luz (PT), e o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Xingozinho (PP). Os fabricianenses vieram solicitar a assinatura de um convênio entre as duas Casas para que o projeto Câmara Mirim, que já existe em Ipatinga e foi aprovado em Fabriciano, seja regulamentado.
“O projeto desenvolvido pelo Legislativo em Ipatinga é uma referência mineira e nacional, pelo seu tamanho, número de participantes, organização e importância política”, disse Marcos da Luz.
Em Ipatinga, a última eleição contou com mais de 15 mil eleitores, estudantes de escolas públicas e privadas.
Desenvolvido pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) e com o objetivo de incentivar a cidadania, a Câmara Mirim mobiliza, a cada dois anos, escolas do Município. São eleitos 52 vereadores mirins, divididos em quatro mandatos, cada um com seis meses de duração. Toda escola participante elege um ou mais vereadores e respectivos suplentes.
Para o presidente Marcos da Luz, a Câmara de Ipatinga auxiliará a Câmara fabricianense na implantação do projeto oferecendo suporte técnico.
Ley do Trânsito disse que a Câmara de Ipatinga apoiará o convênio, tão logo a assessoria técnica da Casa se manifeste e afirmou “que o Legislativo dará prosseguimento ao bom trabalho do projeto, buscando possíveis melhorias e ajudando, na medida que possa, as Câmaras parceiras da região”.
Na Câmara Mirim, os adolescentes participam de diversas atividades durante o ano e conhecem de perto o papel da CMI. O projeto visa orientar os alunos sobre a finalidade e a importância do Legislativo.
Além dos três vereadores, a coordenadora da Câmara Mirim de Ipatinga, Elza Vieira de Paula, e os estudantes Duval Guimarães e Sneh Rao, que realizam um estudo de caso pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, sobre a destacável atuação da Câmara Mirim ipatinguense, também participaram do encontro.
“Acho essa iniciativa da Câmara de Coronel Fabriciano muito interessante e fico até lisonjeada de ser convidada para participar dessa provável implementação do projeto. O Legislativo de Fabriciano só tem a ganhar com isso. Trata-se de um projeto que tem essa interação entre o Poder Legislativo e as escolas, e isso só vem a trazer benefícios para toda a comunidade”, destacou Elza Vieira de Paula.
Entenda
Em 2010, a Resolução nº 337, de autoria do próprio vereador Marcos da Luz, instituiu a Câmara Mirim no âmbito da CMCF. No entanto, segundo o atual Presidente do Legislativo fabricianense, na ocasião, não foi possível concretizá-la.
“Agora, na qualidade de Presidente da CMCF, juntamente com os demais colegas vereadores, e com o apoio, especificamente, do primeiro Secretário, Xingozinho, queremos tirar a Câmara Mirim do papel e iniciarmos uma forte parceria, tentando criar possivelmente um convênio, para que a gente tenha o suporte técnico e um assessoramento. Vamos cumprir o nosso papel e dar a nossa contribuição, como já estamos fazendo com os outros projetos, como o Portal da Transparência, por exemplo”, ressaltou.