Início do conteúdo

Tese de mestrado sobre Câmara Mirim em fase de finalização


Publicada em 11/01/2013 17:55

Tese de mestrado sobre Câmara Mirim em fase de finalização

Estudantes de Harvard entrevistam o novo presidente do Legislativo

 

O mestrando em Políticas Públicas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Duval Guimarães, visitou, na quarta-feira (9), o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD). Eles conversaram sobre a tese de mestrado que o estudante deve concluir este ano e que tem como objeto de investigação a Câmara Mirim.

Duval Guimarães estava acompanhado do norte-americano Sneh Rao, também mestrando em Harvard. Nesta etapa de desenvolvimento da tese de mestrado, os estudantes vieram a Ipatinga com o objetivo de realizar uma série de entrevistas.

No ano passado, Duval passou dois meses acompanhando o trabalho da Câmara Mirim. Ele explicou que escolheu o projeto da Câmara de Ipatinga como tema da tese de mestrado porque acredita ser ele de extrema importância para educar a juventude e promover a conscientização política.

Entitulada “Engajamento Cívico da Juventude no Brasil: o Caso da Câmara Mirim de Ipatinga”, a tese de mestrado dos estudantes de Harvard aborda aspectos da educação cívica e da participação política no País.

As entrevistas que estão sendo feitas por Duval e Sneh constituem importante fase do estudo. Eles estão aplicando questionários e fazendo entrevistas pessoais.

“Queremos comparar as respostas dos estudantes que participaram do projeto Câmara Mirim com as de alunos que não o conhecem. Também vamos entrevistar os vereadores atuais, incluindo o presidente da Casa, a secretária de Educação, a prefeita da cidade e todas as pessoas que podem, de alguma maneira, impactar o projeto”, afirmou Duval Guimarães.

A tese de mestrado de Duval e Sneh visa principalmente fazer uma avaliação do projeto Câmara Mirim e, consequentemente, algumas recomendações. “Trata-se de um trabalho de Exercício de Análise Política, cujo objetivo é a prestação de um serviço gratuito a uma instituição do setor público. Na verdade, estamos prestando um serviço à Câmara Municipal de Ipatinga, que é uma análise do projeto Câmara Mirim, sobre sua eficácia e outros aspectos”, explicaram os estudantes, que devem concluir o trabalho até o mês de maio.

 

O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, disse que “o projeto traz para dentro do Legislativo jovens que, sem o projeto, dificilmente estariam presentes na Câmara. E não apenas os jovens, mas seus pais, professores e toda a escola. O objetivo é estabelecer um diálogo com os alunos, encorajá-los, oferecer educação política e cidadã”.

Início do rodapé