Vereadores acompanham visita do Secretário de Saúde a Ipatinga
Publicada em 11/01/2013 17:57
Presidente da CMI cobrou do Município intervenção para resolução do surto de dengue
O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, acompanhado pelo presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, e mais sete vereadores, a prefeita Cecília Ferramenta, entre outras autoridades, visitou, nesta sexta-feira, o Hospital Municipal e a Policlínica da cidade. Além de conhecer a estrutura das duas unidades de atendimento, Antônio Jorge falou sobre campanha do governo para combater a dengue em Minas Gerais.
Antônio Jorge informou que o Estado liberará 1,5 milhão de reais para apoio logístico e contratação de pessoal para o hospital. Ele disse que são 200 trabalhadores disponibilizados pelo governo no Vale do Aço, entre médicos, enfermeiros e agentes de endemias. Para Ipatinga, especificamente, serão quase 50 profissionais.
Para o presidente do Legislativo, Ley do Trânsito (PSD), a medida é mais do que necessária, “uma vez que é notória a necessidade de intervenção na saúde. Há necessidade de aquisição de material hospitalar, medicamentos, novos leitos e pessoal qualificado para dar suporte aos que já prestam bons serviços”, pontuou.
Outro ponto levantado por Ley é a urgência no término das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Canaã.
Ley do Trânsito enviou a Prefeitura o Ofício nº 03/13, solicitando urgência máxima na tomada de providências para combate ao mosquito da dengue. Em resposta, o Executivo informou que o governo estadual interviria no Município.
Na visão do presidente da Câmara, um dos fatores que contribuiram de forma determinante para o aumento da incidência de dengue na cidade foi a falta de coleta de lixo e entulhos por um longo período. “Em função disso, a prefeita está inclusive solicitando suplementação de verba com o objetivo de resolver a questão. Vamos analisar a situação com muita responsabilidade e temos a convicção de que os recursos irão realmente contribuir para a redução desse grave problema”, ressaltou.
Para Antônio Jorge, “o cenário das cidades mais atingidas pela dengue são aquelas onde houve demissão dos agentes de endemias e interrupção na coleta de lixo. São municípios em que houve transições políticas mal feitas, como em Ipatinga”, disse.
A Câmara irá acompanhar, por meio de seus parlamentares, as ações anunciadas pelo Governo.
Também estiveram presentes os vereadores petistas Lene Teixeira, Juarez Pires, o vice presidente da Casa, Adelson Fernandes (PSB), Ademir Cláudio (DEM), Léo Escolar (PC do B), José Geraldo Amigão (PV), Toninho Felipe (DEM), representantes do Consaúde, da Gerência Regional de Saúde (GRS), dentre outros.
Serviço - Disque Dengue: 0800 285 7790
O telefone também serve para denúncias em caso de focos do mosquito.