Ley do Trânsito ressalta importância da liderança jovem
Publicada em 18/02/2013 18:07
Ley do Trânsito incentivou os vereadores mirins a sonharem alto
O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), fez um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (18), durante a reunião ordinária da Câmara Mirim. Ele ressaltou a posição de referência que ocupa o projeto e sua importância na formação dos jovens da cidade.
“A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano nos pediu apoio para que o seu projeto Câmara Mirim tenha a mesma postura e importância que vocês têm aqui para o nosso Município. E isso acontece porque todos sabem da importância da liderança jovem, que faz diferença no curso do Município e também do País”, ressaltou Ley do Trânsito.
Também foi lembrado pelo presidente que a Câmara Mirim é hoje tema de mestrado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e que várias cidades do Brasil têm buscado inspiração no projeto. “Nós estamos envolvidos em coisas tão importantes que, às vezes, nosso pensamento ainda não alcança”, destacou Ley.
Após destacar o papel dos vereadores adultos como incentivadores do projeto Câmara Mirim, o presidente do Legislativo afirmou que muitas pessoas confundem pouca idade com falta de preparação e exortou os estudantes a sonharem alto. “Daqui pode até sair um futuro presidente da República. Nosso país tem um ex-presidente que era um operário. Então, porque não, jovens bem formados e bem intencionados, que tiveram preparação em um laboratório como a Câmara Mirim, não podem chegar ao cargo de presidente?”.
Ley do Trânsito disse aos vereadores mirins que toda a estrutura da Câmara está à disposição deles. “Podem ter certeza, o papel de vocês é importante e desejamos refletir, a cada dia, sobre suas ações aqui nesta casa. O que for decidido aqui será levado como projetos e propostas para o Executivo. Temos leis aprovadas na cidade que saíram daqui e, no nosso mandato, não será diferente”.
O presidente disse acreditar que a Câmara Mirim também vai receber todo o apoio e respeito por parte do novo governo municipal. A prova disso, segundo ele, era a presença, no plenário, do secretário de Governo, Antônio Pirralho. “Este é o secretário municipal que mais se relaciona com os vereadores. É tamanha a importância que a prefeita Cecília Ferramenta dá para a Câmara Mirim que, impedida de estar aqui devido a compromissos assumidos anteriormente, ela mandou para representá-la o secretário responsável por fazer a ponte entre o Executivo e o Legislativo”.
Os vereadores mirins receberam de Ley do Trânsito a sugestão de firmarem parcerias com a Prefeitura de Ipatinga. Uma delas seria por meio do fornecimento de transporte para estudantes da rede de ensino acompanharem as reuniões da Câmara Mirim. Além de ser uma forma de divulgar o trabalho dos jovens parlamentares, a presença no plenário acaba despertando nos estudantes o desejo de também fazer parte do projeto.
“Não existe uma melhor maneira de incentivar a participação popular do que apoiar os jovens a crescerem politicamente. Além do apoio que sempre foi dado, como na questão do transporte para os estudantes assistirem às reuniões, solicitem da Prefeitura que seja dado retorno às informações pedidas pela Câmara Mirim. Outra solicitação que pode ser feita é que seja dada publicidade e transparência às ações do Executivo, com a visita de vocês às secretarias municipais, com o objetivo de entender o funcionamento das diversas áreas da Administração”, sugeriu Ley do Trânsito.
O secretário de Governo, Antônio Pirralho, garantiu respeito às reivindicações da Câmara Mirim
Secretário de Governo
Antônio Pirralho disse que realmente o projeto Câmara Mirim tem tudo a ver com a questão da participação popular. “Vai ocorrer, neste primeiro trimestre do ano, uma discussão com diversos segmentos que envolvem a juventude, em torno de um projeto de lei do vereador Agnaldo Bicalho (PT), que altera a lei de criação do Conselho Municipal de Juventude de Ipatinga. Após uma discussão com o governo, o projeto volta a ser debatido nesta Casa, para ser aprimorado. Então, o ambiente da Câmara Mirim é propício para que esse debate floresça e se fortaleça”.
Sobre a parceria e apoio que a Câmara Mirim deve buscar junto à administração municipal, o secretário Antônio Pirralho disse que as reivindicações dos vereadores mirins serão respeitadas pela Prefeitura, que tem o maior apreço pelo projeto. “Toda proposição dos vereadores mirins seguirá os ritos, a rotina e os procedimentos dentro da Prefeitura. Vamos buscar a solução e responder ao vereador mirim o encaminhamento da sua solicitação”.
Antônio Pirralho disse que os vereadores mirins também serão chamados para os debates acerca de um importante projeto do governo municipal, que é o de transformar Ipatinga numa cidade sustentável. “Esse é um projeto que vai pensar a cidade que nós queremos, boa para se viver. Com certeza, nós estaremos inserindo os vereadores mirins nessa discussão. Nós vamos chamá-los para pensar a Ipatinga do futuro, pois é esta geração que vai construir a cidade boa para se viver”.