Início do conteúdo

Jadson lança movimento Assine + Saúde


Publicada em 28/02/2013 16:45

Jadson lança movimento Assine + Saúde


Parlamentar promove em praça, no Centro, o movimento Assine + Saúde

 

 

O vereador Jadson Heleno (PPS) oficializou, na tarde desta quinta-feira (28/02), o lançamento do movimento nacional Assine + Saúde, que tem como meta a coleta de assinaturas para exigir que o governo federal invista, no mínimo, 10% do orçamento na saúde.

 

Em Ipatinga, a abertura da campanha ocorreu na praça José Julio da Costa, no Centro, e contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Médica Brasileira (AMB), dos Conselhos Regionais de Medicina, além de autoridades e líderes religiosos.

 

A expectativa do vereador é que pelo menos 5 mil assinaturas sejam coletadas no Município nos próximos 30 dias. Essas assinaturas se juntarão às demais recolhidas no País, para que a proposta venha a se tornar lei.

 

Segundo a Constituição Federal, é necessário o recolhimento de assinaturas de, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

 

A ideia é seguir o mesmo caminho feito pela Lei da Ficha Limpa, que também foi criada por meio de iniciativa popular (recolhimento de assinaturas).

 

O vereador reclamou da disparidade no investimento na saúde entre a União, os estados e municípios: “Enquanto os municípios investem 15% do orçamento em saúde e os Estados 12%, o governo federal não ultrapassa a casa dos 5%”

 

Conforme Jadson, essa desproporção se reflete em Ipatinga, provocando a precariedade pela qual passa o sistema de saúde no Município: “Queremos viabilizar a saúde em Ipatinga, que não se encontra numa situação boa. Nosso objetivo não é apontar os culpados, mas sim contribuir para uma saída para a situação caótica da saúde por todo o País”.

 

Em 2013, o governo federal prevê investir R$ 79,3 bilhões na saúde. Se a proposta de iniciativa popular for aprovada, esse número pode dobrar.

Início do rodapé