Lene Teixeira lança campanha para construção de banheiros no Ceresp
Publicada em 06/03/2013 16:50
Iniciativa em parceria com Conselhos Municipais da Mulher e da Comarca pretende pôr fim ao constrangimento de familiares em dias de visita
“Passo por uma humilhação muito grande sempre que visito meu filho dentro do Ceresp. Não bastasse todo o constrangimento que sofremos para entrar na cadeia, a situação piora se eu precisar ir ao banheiro. Por não ter estrutura nenhuma, sou obrigada a fazer minha necessidade numa vala, ao lado de uma agente penitenciária”. Com essa declaração, a dona de casa Maria das Graças contou à vereadora Lene Teixeira (PT) a realidade que enfrenta nos dias de visita ao filho, detido no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp).
O encontro com Maria das Graças aconteceu na última sexta-feira (06), durante inspeção realizada na unidade prisional pela vereadora, na condição de presidente da Comissão Permanente de Saúde Pública do Legislativo. Na ocasião, Lene estava acompanhada por representantes dos Conselhos Municipais da Mulher e da Comarca.
“Após fazer a inspeção no Ceresp e observar as já conhecidas condições precárias em que os presos se encontram, decidimos tomar uma medida emergencial para minimizar o sofrimento dos familiares dos detidos. É o que está ao nosso alcance neste momento”, afirma Lene Teixeira, ao lançar uma campanha para arrecadar materiais de construção que irão viabilizar a construção de dois banheiros externos, dentro da unidade prisional.
De acordo com o presidente do Conselho da Comarca, Gilberto Barreto, o projeto para construir os banheiros já existe e conta com o apoio da direção do presídio. “Temos o projeto de engenharia e a mão de obra dos próprios presos para construir os banheiros. O que nos falta é o material. Esse projeto se arrasta há quase dois anos, mas agora acreditamos que, com o apoio da sociedade, iremos propiciar esse benefício. Trata-se apenas de garantir mais dignidade aos familiares dos detidos”, conclui Gilberto Barreto.
Os interessados em participar da campanha devem entrar em contato com o Conselho Municipal da Comarca por meio do telefone (031) 3829-8435 ou pelo email sentenciadosccci@yahoo.com.br.