Saulo propõe criação de subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba em Ipatinga
Publicada em 22/03/2013 14:42
Vereador Saulo Manoel mobiliza a cidade na Semana pela Preservação da Água
(mesa de honra com autoridades que participaram de audiência pública)
O vereador Saulo Manoel propôs a organização da sociedade civil e de órgãos públicos e ambientais das cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço na criação de um subcomitê em Ipatinga e ligado ao CBH Piracicaba, cuja sede fica na cidade de João Monlevade.
A proposta foi sugerida durante audiência pública para discutir o uso sustentável da água, proposta pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara, cujos integrantes são: Saulo Manoel (PT), Nilsin da Transnil (PRTB) e Léo Escolar (PC do B), presidente, vice e relator, respectivamente.
O evento, realizado nessa quinta-feira (21/03), às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br), contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Iusifith Chafith Felipe. Iusifith apresentou o mapa da bacia, que possui área total de 6 mil km² e abrange 21 municípios, com uma população de mais de 800 mil habitantes, destacando-se a Região Metropolitana do Vale do Aço, João Monlevade e Itabira. O presidente da Câmara de ipatinga, vereador Ley do Trânsito (PSD), também estevae presente na audiência e ressaltou a importância da água para as futuras gerações.
"A água é o maior recurso natural do planeta. Se não nos conscientizarmos quanto ao seu valor, o futuro da humanidade estará comprometido. Temas como esse, discutidos dentro da Câmara, trazem grandes benefícios para nossa região, que precisa estar mais atenta em relação aos nossos recursos hidrográficos", disse o presidente, que reiterou sua disposição em participar de debates como esse.
As ações do comitê vão desde a recuperação de encostas e preservação de nascentes até o treinamento de brigadistas no combate a incêndios florestais, além de implantação de projetos de geração de renda e economia solidária nas comunidades margeadas pelo Piracicaba.
Outro encaminhamento proposto foi de continuidade da realização da Semana pela Preservação da Água, anualmente, buscando a envolvimento de outros setores da sociedade e de todas as escolas da rede pública, e com a realização, dentre outras atividades, de uma gincana, segundo sugestão encaminhada pela OAB de Ipatinga.
Durante a semana, foram realizadas caminhadas, plantio e distribuição de mudas, ações de orientação quanto ao correto uso da água, blitz educativa, dentre outras ações.
Projeto de Lei – Dia Municipal da Água no calendário
Esse ano, Saulo Manoel apresentou à Câmara um projeto de Lei que propõe a inclusão do Dia Municipal da Água (21 de março) no calendário oficial do Município, prevendo a realização de atividades voltadas ao tema nas escolas da rede público de ensino. “Estamos contentes com o resultado, pois mesmo antes de a lei estar em vigor, houve ampla adesão das escolas, principalmente do bairro Bom Jardim e Parque das Águas. Queremos parabenizar alunos, diretores e professores”, concluiu o parlamentar.
Semana pela Preservação da Água
Entre os dia 18 e 21, a Semana pela Preservação da Água, proposta pelo vereador Saulo Manoel(PT), alterou a rotina da cidade e mobilizou centenas de estudantes, professores, segmentos populares, associações comunitárias, movimento de moradia, movimento de mulheres, setorial da juventude, conselhos e lideranças, e contou com o apoio das Polícias Militar, Florestal e do Meio Ambiente, COPASA, Câmara e Prefeitura Municipal.
Segundo o parlamentar, autor da Lei nº 1702/99, que institui o Dia Municipal da Água, as expectativas foram superadas, uma vez que a adesão da população às atividades propostas durante a semana foi bastante positiva. “Realizamos a Semana pela Preservação da Água com o objetivo de orientar a população sobre a importância de economizar, cuidar e preservar esse bem essencial à vida. E a população abraçou essa ideia, principalmente as crianças, o que muito nos alegra, pois indica que no futuro teremos adultos ainda mais compromissados com nosso sistema hídrico”, disse Saulo.