Câmara de Ipatinga implanta "chat" para facilitar comunicação interna
Publicada em 27/03/2013 15:20
A Câmara Municipal de Ipatinga está implantando, em todos os seus computadores, um programa que facilitará a comunicação entre os servidores e, futuramente, permitirá o compartilhamento de arquivos e documentos. A equipe de informática do Legislativo trabalha para que todos os funcionários tenham o chat disponibilizado em seus equipamentos o mais rápido possível.
Baseado no protocolo XMPP, o programa funciona nos mesmos moldes do extinto MSN da Microsoft, sendo sua utilização gratuita. “Com o intuito de agilizar e facilitar a comunicação entre os servidores, o chat futuramente também irá permitir o compartilhamento de documentos internos, como CI (Comunicações Internas), projetos de lei, emendas, entre outros”, explicou Juliano Braz de Souza, coordenador da Gerência de Informática.
O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSD), afirmou que essa é uma ferramenta que ajudará o trabalho de todos. “Eu pedi à Informática que implantasse um programa para facilitar o compartilhamento de arquivos e documentos, além de agilizar a troca de informações entre os servidores”, disse Ley.
Segundo Paulo César Miranda, do setor de Recursos Humanos, a implantação do programa contribui para a desmaterialização e simplificação dos processos na Câmara. “A desmaterialização consiste em acabar com a tramitação de papéis mediante a gestão eletrônica de documentos e visa simplificar todos os procedimentos”, afirmou Paulo César.
O software, além de todos esses benefícios, proporciona também a economia de papel. Uma vez enviados pelo chat, os documentos não precisarão ser impressos. O procedimento contribui para o cumprimento das metas da ISO 14001, de certificação ambiental, conquistada pela Câmara Municipal de Ipatinga em 2012.