Roberto Carlos quer contribuir para agilidade do Projeto do novo Distrito Industrial
Publicada em 05/04/2013 16:05
Acelerar as discussões para a elaboração do projeto do novo Distrito Industrial de Ipatinga. Com esse objetivo em mente, o vereador Roberto Carlos fez uma visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga – SEMDE e conversou sobre o assunto com o chefe da pasta, Hélcio Muzzi Martins e o Secretário Adjunto Múcio dos Santos Figueiredo. O encontro ocorreu no gabinete do secretário, na Prefeitura Municipal de Ipatinga - PMI, nesta última quinta-feira (04/04).
O parlamentar afirmou que “o tema é de extrema relevância para o momento econômico que o município atravessa. Precisamos encontrar soluções para a geração de novos empregos e melhoraria da arrecadação do município. Portanto, temos que criar um canal institucional de discussão entre a Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e os empresários para viabilizarmos o projeto”.
De acordo com os estudos realizados pela SEMDE, o novo Distrito Industrial será implantado num terreno ao lado do atual com saída para a BR-458. O acesso representa uma grande vantagem para o escoamento da produção. Cerca de 150 empresas estão cadastradas no empreendimento. No entanto, segundo o secretário Hélcio Muzzi, o interesse da PMI é receber empresas de grande porte em lotes de 5 a 10 mil metros quadrados, o que reduziria para 80 o número de empresas que se fixariam no novo Distrito.
Diante das dificuldades financeiras, o secretário também deixou claro que a administração buscará recursos para implementar o projeto junto ao Governo do Estado e aos Ministérios da Cidade e do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior no Governo Federal.
O atual Distrito Industrial possui 36 empresas e gera cerca de 1.800 empregos diretos. Para o vereador Roberto Carlos, Ipatinga precisa intensificar sua política de desenvolvimento com a diversificação da atividade econômica. “O novo distrito deve ser encarado como uma alternativa concreta para o município dinamizar sua economia para não dependermos exclusivamente do aço. Só assim vamos gerar novos postos de trabalho para a população. Temos que unir todas as forças possíveis para levantar os recursos iniciais para a elaboração de um projeto tecnicamente perfeito. A Câmara Municipal deve ser uma facilitadora desse processo”, enfatizou o parlamentar.
INCUBADORA
No Brasil, cerca de 25% das empresas fecham as portas no primeiro ano de existência. O número alto revela a necessidade de um acompanhamento técnico e profissional na gestão dos empreendimentos. Com o intuito de reduzir os riscos de falência e gerar negócios com solidez, o vereador Roberto Carlos, no diálogo com o secretário Hélcio Muzzi, defendeu a criação de uma incubadora de empresas e ainda propôs a visita técnica oficial a uma incubadora que funciona em Belo Horizonte.
“Acredito que uma incubadora implantada no novo Distrito Industrial será capaz de prestar uma assessoria empresarial,contábil, financeira e jurídica aos empreendedores de uma forma inovadora e segura. Uma contribuição fundamental não apenas para os empresários que se instalarem lá, pois também poderá assessorar com projetos pilotos que servirão de base para todo o setor da indústria e comércio da região”, ressaltou o parlamentar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Roberto Carlos, que também é empresário, disse que convocará uma Audiência Pública na Câmara de Ipatinga para debater a implantação do novo Distrito Industrial. Para o parlamentar, a iniciativa privada deve ser uma parceira do poder público desde o início do processo. A etapa a ser cumprida no momento é a mobilização da sociedade, principalmente, da classe empresarial.
“Queremos ajudar a PMI nessa tarefa de agilizar o novo Distrito. Já entramos em contato com a AEMDI – Associação das Empresas do Distrito Industrial de Ipatinga e vamos convidar todos os empresários que manifestaram interesse de comprar um terreno para que juntos encontremos fórmulas de auxiliar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na confecção do projeto”, finalizou Roberto Carlos.