Projeto de instalação de catracas eletrônicas é apresentado à CMI

Publicada em 20/01/2006 16:49

Projeto de instalação de catracas eletrônicas é apresentado à CMI

O secretário do Sesuma Gustavo de Paula Souza apresentou à Câmara Municipal de Ipatinga na tarde desta quinta-feira, 19, juntamente com a Empresa Águia Branca um novo conceito para os transportes coletivos.

O projeto de autoria da Prefeitura será encaminhado ao Legislativo e, "tem como objetivo reduzir os assaltos, proporcionar mais segurança aos usuários e também à empresa, além de permitir que o passageiro possa pegar duas linhas pagando somente uma passagem", explica Gustavo de Paula.

A apresentação mostrou que em cidades onde se instalaram as catracas eletrônicas a aceitação da população foi de 75%. A secretaria que hoje é responsável pelo transporte da cidade vê dificuldades de informação e segurança com os coletivos, e Gustavo de Paula explicou que, com a instalação das catracas e do sistema eletrônico será mais fácil de garantir a segurança. "A administração de Ipatinga está em fase de modernização, com o sistema ficará mais fácil controlar a segurança dos coletivos e do passageiro, que poderá recarregar seu cartão em qualquer um dos postos de recarga que serão instalados na cidade."

O vereador Nardyello Rocha, presidente da Comissão de Transporte, acredita que o tema necessita ser discutido com a população. "Assim que o projeto chegar a Casa, iremos propor uma Audiência Pública para ouvir o que o povo pensa e acha dessa mudança", declara Nardyello, que defende que a recarga do cartão seja feita contando o número de passagens, ao invés do valor em dinheiro, assim a população não será atingida quando houver um aumento do vale transporte.