Roberto Carlos lança Frente Parlamentar para acompanhar obras da duplicação da BR 381
Publicada em 11/04/2013 14:28
Além de fiscalização, vereador defende que Câmara e Fiemg explorem potencial econômico durante execução da obra
Finalmente a duplicação da BR 381 deve sair do papel. Nos próximos dias 4, 5 e 6 de junho serão abertos os editais para a duplicação de 11 dos 13 trechos da rodovia. Com percurso de 303 Km entre Belo Horizonte e Governador Valadares, a obra custará cerca de R$ 4 bilhões e tem o prazo de três anos e meio para ser concluída. De arcordo com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura, o início da duplicação está prevista para os primeiros meses de 2014.
Como se trata de uma luta história do Vale do Aço, o vereador Roberto Carlos quer reforçar a batalha pela duplicação com o lançamento de uma Frente Parlamentar para acompanhar a execução do projeto.
“Esse é um sonho que só se transformará em realidade se mantivermos a vigilância permanente sobre os órgãos públicos e sobre as empresas privadas que vão executar o projeto. Sabemos que os problemas virão como os possíveis atrasos e principalmente o risco de desvios de recursos. A Frente Parlamentar será mais um fiscal incansável para garantir que esse sonho se torne realidade e não mais um pesadelo de uma obra inacabada”, disse.
A iniciativa da frente surgiu após o encontro que o parlamentar teve na quarta-feira (10/04) com o Presidente da Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Regional Vale do Aço, Luciano Araújo. O requerimento para criar a Frente Parlamentar será apresentado no dia 22 de abril, data da próxima reunião da Câmara Municipal de Ipatinga.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Roberto Carlos também ressaltou que além de fiscalizar, a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da BR – 381 terá outra função muito importante: estimular a economia do Vale do Aço durante o período em que a obra se desenvolver. “A Frente deve assumir a missão de contribuir na atração de novos negócios para Ipatinga e todo o Vale do Aço. Uma infinidade de novas oportunidades podem surgir, como hotéis, empresas de caminhões, transporte de passageiros, restaurantes, lojas, redes de entretenimento, dentro outras. Nessa medida, a parceria entre a Câmara Municipal, a Prefeitura e a Fiemg será imprescindível para transformar esse momento numa grande chance para geramos milhares de novos empregos no nosso município”, enfatizou Roberto.
1 MILHÃO DE FISCAIS
Entusiamado com a perspectiva de crescimento econômico do Vale do Aço com o projeto da nova 381, o Presidente da Fiemg, Luciano Araújo, lançou um site http://www.nova381.org.br para que a população acompanhe passo a passo a duplicação. “Esse é um projeto da Fiemg que conclama o cidadão a aderir a essa luta. Você pode entrar no site e clicar no link “Participe” para receber no seu email todas as informações sobre essa conquista da região. Já temos 2.359 pessoas cadastradas neste site e queremos atingir o número de 1 milhão de cidadãos fiscalizando cada etapa da execução”, destacou Luciano.
O Presidente da Fiemg ainda acrescentou que a duplicação da BR 381 é uma dentre várias necessidades fundamentais para o desenvolvimento regional. Luciano Araújo afirmou que “o desenvolvimento regional está relacionado a três pontos estratégios. O primeiro refere-se a qualificação profissional, pois temos um SENAI com cerca de 6 mil alunos e precisamos ampliar a oferta de vagas para profissionalização. O segundo diz respeito a nossa matriz energética e o terceiro é a questão do logística. Além da BR 381 devemos nos preocupar também com a MG 760, o aeroporto e a ferrovia como meios de escoamento de nossos produtos.”
PALESTRA
No final do encontro, Roberto Carlos convidou o Presidente da Fiemg para expor para os vereadores o plano de mobilização da sociedade para acompanhamento da duplicação dentro do projeto da nova BR 381. Luciano Araújo aceitou o convite, mas a data da palestra ainda não foi definida.