Câmara debate em audiência pública Fraternidade e Juventude
Publicada em 11/04/2013 17:37
Audiência é um gesto concreto da campanha da fraternidade
Acontece nesta sexta-feira (12/04), às 18h30, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br), audiência pública que objetiva discutir Fraternidade e Juventude, com enfoque para a Campanha da Fraternidade 2013 - Fraternidade e Juventude, cujo lema é "Eis-me aqui, Envia-me".
Requerida pelos vereadores petistas Agnaldo Bicalho e Lene Teixeira, a audiência irá focar nas políticas públicas para a juventude do município de Ipatinga,
De acordo com a Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2013 se propõe a olhar a realidade dos jovens “acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social; reavivar-lhes o potencial de participação e transformação”.
Os vereadores explicaram que esta audiência é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade. “Ouvir a sociedade e buscar políticas públicas para os jovens, cobrar a implantação do Conselho Municipal da Juventude, que já é lei desde 2007, mas que efetivamente não saiu do papel é uma das medidas concretas em prol da juventude, que acreditamos que irá avançar agora”, afirmou Agnaldo Bicalho.
Agnaldo ainda relembrou que, enquanto no país já se realizou a 2ª Conferência Nacional da Juventude, que acontece a cada 4 anos, no município, nenhum evento foi preparado ainda. “Em Ipatinga as Secretarias afins como de Educação, Saúde e Assistência Social desenvolvem programas que envolvem os jovens, mas não há projetos específicos pensando pela classe para eles mesmos, dentro de uma organização de Conselho, que contribua mais efetivamente”, enfatizou Bicalho.
“Esta audiência pública é uma oportunidade para a sociedade debater as políticas públicas da juventude. O extermínio da juventude é um fato que vem sendo apontado pelo IBGE, em seus números e aqui, no Vale do Aço, não é diferente. Na nossa região, um item assustador é a predominância de jovens compondo a população carcerária no Ceresp”, disse Lene Teixeira.
Lene lembrou que os jovens são as maiores vitimas do trânsito, além do número alto de óbitos envolvendo-os com drogas e violência em geral, “por isso o tema estar tão latente e a preocupação da igreja quando propôs o tema da Juventude”, enfatizaram os parlamentares.
A audiência contará com a presença do gerente de intercâmbio de políticas públicas para a juventude de Belo Horizonte, Mauro Costa Rodrigues, do Padre nomeado pelo bispo Dom Lara, José Geraldo da Paróquia São Geraldo, comunidade em geral
Você também é nosso convidado para o evento, que é aberto ao público.